limpar filtros
Questões por página:
A anemia é caracterizada pela redução no conteúdo de hemoglobina no sangue. Reconhecer os sintomas, os sinais e as formas de diagnóstico da anemia é fundamental para correta orientação dos pacientes na farmácia e no laboratório.
Sobre as anemias, assinale a alternativa correta.
A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.
( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL. ( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. ( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal. ( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. ( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No enfoque estratégico são utilizados indicadores de saúde que têm a conotação de revelar a situação de saúde de um indivíduo ou da população, e estabelecem razões entre o número de ocorrências de um determinado evento com o número total de sujeitos de uma população.
Esse tipo de indicador é um(a):
A participação da comunidade na gestão dos serviços de saúde é uma das Diretrizes do SUS.
Da mesma forma, um Princípio do SUS que se refere à participação da comunidade no processo decisório sobre políticas públicas e ao controle sobre a ação do Estado, é denominado:
Em relação às medidas de controle de epidemias, os atributos dos agentes etiológicos da doença e sua relação com o hospedeiro são fundamentais para ações de prevenção e tratamento.
Nessa caracterização, a patogenicidade é o atributo que define: