50 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 10
Questões por página:
As rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km/h durante chuva intensa na tarde dessa sexta-feira (4) em Teresina, segundo o climatologista Werton Costa. O vento começou por volta das 17h30 e deixou estragos na cidade. "A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica no Aeroporto de Teresina, registrou rajadas de vento de 100 km/h e chuva de 11 milímetros no espaço de tempo de uma hora, que é considerada de moderada intensidade. Essa ventania é suficiente para arrastar carros. Nenhuma outra cidade do Piauí registrou ventos fortes ou chuva considerável", explicou o climatologista. Segundo a meteorologia, o temporal que caiu nesta sexta-feira foi um dos efeitos do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O vórtice segue em atuação próximo à costa do Nordeste. Juntamente com ventos que sopram do oceano, o fenômeno provoca alta umidade no Piauí. [...] Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2019/10/05/teresina-registra-rajadas-de-vento-de-100-kmh-durante-chuva.ghtml, acesso em 24/10/2019 (adaptado)
O texto faz referência aos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que
Observe o gráfico a seguir:
Os maiores índices de radiação solar em Teresina estão concentrados entre junho e outubro. Tais índices estão associados
O deserto do Saara está a milhares de quilômetros da Amazônia, mas as duas localidades são ligadas todos os anos por um fenômeno que desafia a imaginação.
Centenas de milhões de toneladas de poeira deixam os desertos da África, cruzam o Oceano Atlântico e alcançam a América do Norte, o Caribe e a América do Sul, onde impactam desde a saúde dos habitantes até a fertilidade do solo. "Para se ter uma ideia da distância que a poeira do Saara percorre, da costa nordeste da África até o Caribe são cerca de 6.000 km", explica Santiago Gassó, geofísico argentino e pesquisador da NASA, que se especializou no uso de satélites para detectar a poeira. "E ela também atinge o norte da Amazônia entrando pelo lado da Venezuela", ressalta o pesquisador. Com nutrientes usados pelas plantas, como fósforo e nitrogênio, poeira ajuda a fertilizar terras da Amazônia.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46927856 – adaptado, acesso em 14/11/19
O fenômeno descrito no texto ocorre em função dos
Para que se possa visualizar melhor tais efeitos é necessário que se entenda como varia a declinação do Sol ao longo do ano. Com esse objetivo, considere-se um observador hipoteticamente instalado no centro da Terra. Por causa do movimento de rotação, esse observador veria o sol mover-se em redor da Terra, deslocando-se de leste para oeste. Veria, ainda, que a posição do sol, a uma mesma hora, mudaria de um dia para outro, ou seja: que sua declinação variaria com o tempo.
(VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia. Versão digital. Recife-PE,2006. – Adaptado)
Uma consequência da inclinação do eixo da Terra diz respeito
No que se refere aos limites convergentes de placas tectônicas e aos processos neles presentes, deve-se entender que