limpar filtros
Questões por página:
As células-tronco exercem hoje um papel único na história da medicina. Pacientes desesperados pela cura, depositam todas as esperanças em tratamentos derivados das pesquisas com células-tronco. A dura realidade é que, salvo algumas doenças sanguíneas, as células-tronco não ‘curaram’ nada até agora. O sonho da cura não pode ameaçar a qualidade da ciência. As direções a seguir no futuro só devem ser decididas pelos resultados gerados nos laboratórios e não por sonhos. A ciência é a única atividade humana que poderá transformar esperanças em realidade.”

(por Alysson Muotri, G1 – Espiral)

Sobre o tema tratado anteriormente, analise:


I. Estudos recentes indicam que a transferência celular entre o feto e a mãe durante a gestação é um fenômeno comum e que a troca de células persiste nos dois indivíduos, anos após o nascimento.

II. Utilizando-se de sondas específicas para o cromossomo Y (aquele presente só em homens), foi revelado que em diversos tecidos de mulheres que havia passado por um transplante, as células masculinas foram rapidamente destruídas.

III. Segundo estudos, a troca celular pode acontecer entre gêmeos no útero ou, de forma já confirmada, durante um aborto espontâneo.

Está(ão) adequada(s) ao enunciado apenas a(s) afirmativa(s):
Sem água não podemos viver, estamos trabalhando para que a água seja declarada um direito humano.” (Evo Morales, Presidente da Bolívia. EFE, em La Paz)

Tal declaração foi dada pelo líder sul-americano, fundamentando a seguinte ação realizada, no intuito de tornar a água um direito humano no mundo:
Em “O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra.” é correto afirmar que:
Grandes vazamentos de petróleo não são mais novidade nesta vasta terra tropical. Segundo estimativas, faz 50 anos que o delta do rio Níger, onde a riqueza subterrânea é desproporcional à pobreza da superfície tolera, todo ano, o equivalente ao vazamento do Valdes Exxon. Quase toda semana ocorre vazamento e alguns pântanos estão sem vida há muito tempo. (...) Há algumas semanas, segundo eles, uma tubulação da Royal Dutch Shell, que estava estourada em um manguezal, foi finalmente fechada depois de dois meses de vazamento: agora, nenhum ser vivo se mexe mais nesse mundo preto e marrom, que já foi uma vez cheio de camarões e caranguejos. Não muito longe dali, no afluente Gio Creek, ainda há manchas pretas provenientes de um vazamento que ocorreu em abril e, logo na divisa do estado, em Akwa Ibom, os pescadores se aborrecem com suas redes manchadas de óleo, duplamente inúteis em um mar estéril, destruídas por um vazamento de uma tubulação costeira da Exxon Mobil, que durou semanas.”

(por Adam Nossiter, do New York Times)

Sobre o texto e o contexto econômico e geográfico mundial, analise:

I. Referencia o vazamento constante de petróleo em regiões miseráveis da África e da Ásia Oriental.

II. Comenta a ação poluidora de duas grandes petroleiras – a primeira de origem britânica e holandesa, e a segunda, norte-americana.

III. A região citada pertence à Nigéria, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, localizada no Oriente Médio.

IV. Relaciona os acidentes, envolvendo petróleo nessa região com os vazamentos ocorridos no Golfo do México e do navio Valdes Exxon, no Alaska.

Estão corretas apenas as afirmativas:
“O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda.”

(Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, G1)

Quando o presidente Lula afirma que o Brasil tem “uma dívida histórica com os africanos”, ele está se referindo a que fato registrado na história de nosso país?