limpar filtros
Questões por página:
“Sem água não podemos viver, estamos trabalhando para que a água seja declarada um direito humano.” (Evo Morales, Presidente da Bolívia. EFE, em La Paz)

Tal declaração foi dada pelo líder sul-americano, fundamentando a seguinte ação realizada, no intuito de tornar a água um direito humano no mundo:

“Grandes vazamentos de petróleo não são mais novidade nesta vasta terra tropical. Segundo estimativas, faz 50 anos que o delta do rio Níger, onde a riqueza subterrânea é desproporcional à pobreza da superfície tolera, todo ano, o equivalente ao vazamento do Valdes Exxon. Quase toda semana ocorre vazamento e alguns pântanos estão sem vida há muito tempo. (...) Há algumas semanas, segundo eles, uma tubulação da Royal Dutch Shell, que estava estourada em um manguezal, foi finalmente fechada depois de dois meses de vazamento: agora, nenhum ser vivo se mexe mais nesse mundo preto e marrom, que já foi uma vez cheio de camarões e caranguejos. Não muito longe dali, no afluente Gio Creek, ainda há manchas pretas provenientes de um vazamento que ocorreu em abril e, logo na divisa do estado, em Akwa Ibom, os pescadores se aborrecem com suas redes manchadas de óleo, duplamente inúteis em um mar estéril, destruídas por um vazamento de uma tubulação costeira da Exxon Mobil, que durou semanas.”
(por Adam Nossiter, do New York Times)

Sobre o texto e o contexto econômico e geográfico mundial, analise:

I. Referencia o vazamento constante de petróleo em regiões miseráveis da África e da Ásia Oriental.
II. Comenta a ação poluidora de duas grandes petroleiras – a primeira de origem britânica e holandesa, e a segunda, norte-americana.
III. A região citada pertence à Nigéria, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, localizada no Oriente Médio.
IV. Relaciona os acidentes, envolvendo petróleo nessa região com os vazamentos ocorridos no Golfo do México e do navio Valdes Exxon, no Alaska.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Com base na elaboração dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma estrutura organizacional que tem os objetivos gerais do Ensino Fundamental como referência principal para a definição das áreas e temas.
( ) Os temas transversais são considerados temas amplos o bastante, para traduzir as preocupações da sociedade brasileira, como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo.
( ) Nos PCN’s prevê-se que os temas transversais devam ser incorporados às áreas já existentes e ao trabalho educativo da escola, numa perspectiva de transversalidade.
( ) Nos PCN’s se apresenta uma proposta de organização e o funcionamento da escola em séries.
( ) São pontos positivos destacados nos PCN’s: a ressignificação de conteúdos, a inclusão dos temas transversais e a busca de um ensino inserido na realidade.

A sequência está correta em:
Os projetos de trabalho devem ser concebidos como uma postura pedagógica que se revela na busca da escola como espaço de cultura viva, que saiba acolher a diversidade das relações presentes na realidade cultural em que está inserida; uma postura que procura romper com uma concepção compartimentada da educação, centrada na fragmentação da vida escolar.” O que caracteriza a postura revelada pelos projetos de trabalho?

I. Trabalhar com projetos envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.
II. Os conteúdos das disciplinas são vistos como ferramentas necessárias para a compreensão e a intervenção na realidade, estudados dentro de um contexto que lhes dá sentido.
III. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação, propondo atividades abertas e dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro e avaliação.
IV. A flexibilidade no uso do tempo e do espaço possibilita um repensar da organização escolar.
V. Alunos e professores são sujeitos do processo, gerando uma comunidade democrática dentro da sala de aula e criando um vínculo entre escola e realidade social.

Estão corretas apenas as afirmativas:
A transformação da escola historicamente conservadora e racional em escola reflexiva e emancipadora, é um processo em construção e não ocorre sem rupturas.” Assinale a afirmativa INCORRETA: