limpar filtros
Questões por página:
Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que
O Art.5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima.
No tocante aos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, na perspectiva interacionista, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Por meio da interação é que ocorre o desenvolvimento cognitivo
( ) A linguagem não é o meio de interação do sujeito com o meio
( ) É por meio da interação que a criança exterioriza suas intenções, suas opiniões e troca informações.
( ) Com a interação, o conhecimento estará em constante crescimento e isso ocorre apenas na infância.
( ) O conhecimento é um produto de interação social e cultural.
O conhecimento é um produto de interação social e cultural, ou seja, quando há uma interação fica mais fácil à criança assimilar o conhecimento, ainda que não seja diretamente do professor, mas pode ser um colega que o ajude. Para este teórico, é na interação que a criança melhor assimila o conhecimento, pois é trocando informações através das interações sociais que o conhecimento vai sendo passado de um ao outro e a criança vai desenvolvendo-se como ser humano. A teoria se respalda na
O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano. Ele é obtido por meio de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permitem atuar de forma coordenada. (BARROS & NEDIALCOVA, 1999, p.3) O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de __________________. É por meio do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.