limpar filtros
Questões por página:
Na educação infantil, um dos momentos favoritos da professora Claudia é a roda de histórias. Ela organiza o espaço com tapetes e almofadas de modo que todos possam observar uns aos outros. Claudia entende que as crianças precisam de conforto físico para desenvolver a imaginação, os afetos, as emoções. Com fundamento em Oliveira (et al.,2020), a professora explica que planeja assim esse momento porque na educação infantil
Ao tratar da didática do ensino de artes, Mirian Martins (1998) afirma que cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário. Assinale a alternativa que contém os momentos que estruturam a abordagem triangular, conforme apresentada na obra Didática do ensino de arte de Mirian Martins (1998).
Na obra A psicogênese da língua escrita, Ferreiro e Teberosky (1999) pretendem demonstrar que a aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a respeito da natureza, função e valor deste objeto cultural, que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola imagina. As autoras argumentam que a leitura e a escrita são formas variantes ou alternativas da mesma língua e, por isso,
Ana Maria, mãe de uma criança de 4 anos, foi conversar com a professora pedindo esclarecimentos sobre as atividades que as crianças faziam na escola. Na compreensão da mãe, se sua filha só brincar na escola não vai aprender. Com fundamento nas ideias de Jane Moyles (2002), a professora respondeu, corretamente, que
Estudando o desenvolvimento infantil, Henri Wallon relaciona o movimento com a afetividade e a cognição. Izabel Galvão (1986) afirma que, de acordo com Wallon, a imitação pela criança é uma forma de atividade que revela