limpar filtros
Questões por página:
De acordo com a IN7 da CTNBio, existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o microrganismo de maior classe de risco.
Assinale a alternativa que apresenta apenas micro-organismos que, ao serem manipulados em laboratório, demandam nível de biossegurança NB-3.
Para executar atividades em laboratórios de biossegurança nível 2, o operador, além de ter recebido treinamento prévio e periódico, deverá utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual e/ou coletiva:
“As práticas de biossegurança baseiam-se na necessidade de proteção do operador, de seus auxiliares e da comunidade local, bem como do local de trabalho, dos instrumentos e equipamentos e do meio ambiente, contra riscos que possam prejudicar a saúde.”
(Hirata, M. H.; Filho, J. M.; Hirata, R. D. C. Manual de biossegurança.3a ed. Manole,2017.)
Assinale a alternativa com informações corretas a respeito das principais classes de riscos existentes nos laboratórios de ensino, pesquisa e de biotecnologia.
Durante exame parasitológico de fezes, a amostra de um paciente foi processada para a concentração de ovos mediante a passagem das fezes por tela metálica ou de náilon e, após coloração, a imagem a seguir foi visualizada em microscópio óptico.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que nomeia corretamente a forma parasitária encontrada nessa amostra.
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. O método parasitológico de maior sensibilidade para o diagnóstico de cistos de Giardia duodenalis é: