limpar filtros
Questões por página:
Sobre as vias de coagulação sanguínea, foram feitas algumas afirmações:
I. O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) é utilizado como uma medida geral da integridade da via intrínseca e comum. II. O tempo da protrombina (TP) é uma medida geral da integridade da via extrínseca e comum. III. O TTPA determina o tempo necessário para ocorrer a formação de um coágulo de fibrina, começando com a ativação do fator XII, até a etapa final quando o fibrinogênio é convertido em fibrina. IV. O TP determina o tempo de formação do coágulo de fibrina, iniciando com a ativação do fator VIII, até a etapa final quando o fibrinogênio é convertido em fibrina.
São afirmativas CORRETAS:
São exemplos de artefatos presentes na extensão sanguínea, EXCETO:
O exame da extensão sanguínea é uma parte importante da avaliação hematológica. A confiabilidade da informação obtida depende, fundamentalmente, de extensões bem feitas e bem coradas que são, sistematicamente, examinadas.
Após o preparo das extensões, a coloração permite identificar estruturas celulares. Porém alguns problemas podem interferir na qualidade das extensões.
Leia as afirmativas abaixo:
I. Eritrócitos, núcleo ou grânulos eosinofílicos inadequadamente corados podem resultar de subcoloração ou de lavagem excessiva. II. O precipitado na extensão pode resultar de lâminas mal lavadas, secagem durante o período de coloração ou ainda lavagem inadequada da lâmina no final do período de coloração. III. Colorações que utilizam corante Giemsa são indicadas para coloração excelente de parasitas da malária e outros protozoários. IV. Os corantes utilizados nas extensões sanguíneas pertencem a duas classes: corantes básicos, como o azul de metileno, e corantes ácidos, como a eosina.
São afirmativas CORRETAS:
Na contagem de leucócitos total, não é feita nenhuma distinção entre os seis tipos celulares normais (neutrófilos e segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos, e basófilos). Embora cada tipo celular possua sua função particular na defesa do organismo contra ameaças externas, nesta abordagem deve-se preocupar apenas com a contagem total de leucócitos no sangue. Os valores de referência para indivíduos adultos são:
O volume médio dos eritrócitos (VCM) é calculado a partir do hematócrito e do número de eritrócitos.
Se o hematócrito for igual a 0,45 e o número de eritrócitos igual a 5 x 1012 / L, e 1 L conterá 5 x 1012 eritrócitos, os quais ocupam um volume de 0,45L, o VCM será de: