limpar filtros
Questões por página:
Na BNCC o Brincar é apresentado com um Direito de Aprendizagem. Na educação infantil, o ato cotidiano de brincar deve se fazer presente em suas múltiplas formas, em diferentes espaços e tempos. Além disso, a criança deve interagir, em suas brincadeiras, com outras pessoas, diversificando seu acesso à cultura e ampliando seus conhecimentos, imaginação e criatividade.
Sobre o brincar, é CORRETO afirmar que:

I. Aprendizado holístico - o brincar como uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo não apenas aspectos cognitivos, mas também emocionais, sociais e motores.


II. Expressão criativa - a importância do brincar como uma forma de incentivar as crianças a explorar a imaginação e a desenvolver habilidades artísticas.


III. Desenvolvimento social e emocional - meio essencial para as crianças aprenderem a interagir, compartilhar e construir relações sociais, sendo considerado um facilitador no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.


IV. Instrumento pedagógico - o brincar não apenas como uma atividade recreativa, mas também como um instrumento pedagógico essencial para se alcançar objetivos educacionais e promover o desenvolvimento cognitivo.


Estão CORRETAS:
Sobre as Modalidades de Aprendizagem estabeleça a relação numerando corretamente as colunas:

(1) Hipoassimilação.
(2) Hiperassimilação.
(3) Hipoacomodação.
(4) Hiperacomodação.

( ) Pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens, a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.

( ) Predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.

( ) Pobreza de contato com o objeto, que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.

( ) Pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.


A sequência CORRETA é:
Analise as assertivas na visão da psicopedagogia:

I. É uma classificação sobre o esquema dos estados patológicos de aprendizagem.
II. Consiste no conjunto de operações clínicas que facilita a aparição e estabilização de condutas.

Sobre as assertivas, é CORRETO afirmar que:
As zonas de desenvolvimento dizem respeito às trocas que existem durante as fases do aprendizado das crianças. Para Vygotsky cada criança aprende num ritmo, enquanto umas já dominam a leitura, outras ainda precisam de alguma ajuda. Perceber as diferenças e estimular a troca entre elas leva ao desenvolvimento contínuo. Assim, a partir do que já conhece, ela avança para aprender um pouco mais.

O autor defende que a criança passa por algumas zonas de desenvolvimento, são elas:


I. Zona de desenvolvimento real: é o conhecimento que a criança já tem. Com ele, ela se sente preparada para realizar alguma tarefa sem a ajuda de um adulto. Por exemplo: se a criança já sabe ler, ela pode escolher um livro e ler sozinha.


II. Zona de desenvolvimento potencial: aqui, a criança tem a capacidade de encarar uma tarefa sendo ajudada por adultos ou colegas que já dominaram o assunto. Por exemplo: tirar dúvidas sobre exercícios de matemática de um novo conteúdo.


III. Zona do desenvolvimento avançado: nesta zona, a criança consegue perceber os avanços conquistado em sua aprendizagem.


IV. Zona de desenvolvimento proximal: é a distância entre as zonas anteriores, ou seja, é aquilo que a criança ainda não aprendeu, mas está quase lá.



Estão CORRETAS:
Para Piaget os comportamentos estudados da inteligência são suscetíveis de se converter em jogo, porque se repetem pelo simples prazer da função, a qual o estudioso denominou assimilação. Com o objetivo de entender o desenvolvimento da linguagem na criança é que ele acabou estudando detalhadamente o jogo infantil. Piaget, descreveu detalhadamente, o que considerou de jogo de exercício e dividiu em fases, são elas:


I. A primeira, denominada de preparação reflexa, que é quando certos processos mentais se transformarão em imitação. Na medida em que o reflexo se repete, ocorre a assimilação funcional, que tornará possível os condicionamentos.


II. A segunda fase é caracterizada quando os reflexos assimilam certas funções exteriores, ampliando-se em função da experiência, por exemplo quando a criança se acomoda a um novo som, desde que ele se identifique com os sons anteriores.


III. A terceira fase consiste na imitação sistemática de sons, já pertinentes à formação da criança e de movimentos executados anteriormente de maneira visível. Nesta fase o contágio vocal e a imitação esporádica dão lugar a uma imitação sistemática e intencional, de cada um dos sons conhecidos pela criança.


IV. Na quarta fase há a imitação de movimentos executados pelo sujeito, mas de maneira invisível para ele. Isso faz com que se torne capaz de assimilar os gestos de outrem aos de seu próprio corpo.


V. A quinta fase se caracteriza pela imitação sistemática de novos modelos, incluindo os que correspondem a movimentos invisíveis para o corpo.


VI. Na sexta e última fase é da imitação diferida, quando a criança se torna capaz de imitar interiormente uma série de modelos. A imitação atinge os primórdios do processo de representação, até mesmo porque esta acaba ocorrendo em função dos movimentos que lhe interessam.


Estão CORRETAS: