Questões da prova:
EDUCA - 2024 - Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB - Psicólogo
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
Para todos os tipos de psicoterapia é necessário que haja motivação e capacidade de estabelecer um bom vínculo terapêutico. Destacam-se as principais indicações e contraindicações de cada modalidade psicoterápica psicodinâmica, considerando suas especificidades e características técnicas.
Quanto aos tipos de psicoterapia, analise os itens a seguir:
I. Psicoterapia de Apoio - Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.
II. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica - Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.
III. Psicanálise - Transtornos de personalidade, indivíduos com aspectos caracterológicos que não configuram um quadro psicopatológico, porém que a mudança traria qualidade de vida.
Está(ão) CORRETO(S):
Quanto aos tipos de psicoterapia, analise os itens a seguir:
I. Psicoterapia de Apoio - Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.
II. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica - Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.
III. Psicanálise - Transtornos de personalidade, indivíduos com aspectos caracterológicos que não configuram um quadro psicopatológico, porém que a mudança traria qualidade de vida.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
O conceito das inteligências múltiplas foi criado pelo psicólogo Howard Gardner, na Universidade de Harvard no ano de 1983. Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por oito peças, tendo todas elas o mesmo valor e importância. E essas inteligências são capacidades e habilidades que cada pessoa possui e desenvolve.
A inteligência que gostar de ler, escrever, tem boa memória, sabe debater e tem ótima verbalização, é denominada de:
Assinale a alternativa CORRETA:
A inteligência que gostar de ler, escrever, tem boa memória, sabe debater e tem ótima verbalização, é denominada de:
Assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM5,2014), os Transtornos Específicos de Aprendizagem estão dentro de uma categoria mais geral, chamada Transtornos do Neurodesenvolvimento. Dentre os transtornos do neurodesenvolvimento estão o Transtorno do Espectro Autista, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a Deficiência Intelectual e os Transtornos Específicos da Aprendizagem relacionados à leitura, escrita e matemática (dislexia, disortografia e discalculia). A dislexia é um transtorno de aprendizagem que se caracteriza por dificuldades na leitura, escrita e soletração. Não é uma doença, trata-se de um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.
São sintomas da dislexia:
I. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
II. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
III. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
IV. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.
Estão CORRETOS:
São sintomas da dislexia:
I. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
II. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
III. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
IV. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.
Estão CORRETOS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
Para Vygotsky, o aprendizado humano pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam. As formulações de Vygotsky permitem observar a existência de duas características diferentes na educação formal: a sistematização dos conhecimentos e a interação com os pares.
Nesse aspecto, um dos grandes legados de Vygotsky para a educação está na elaboração de desenvolvimentos dos conceitos que é possível concluir que a inserção social do sujeito, sua interação com o outro, interfere significativamente no desenvolvimento intelectual, o qual está estreitamente ligado à aprendizagem. São eles:
I. Zona de Desenvolvimento Real. II. Zona de Desenvolvimento Proximal. III. Zona de Desenvolvimento Potencial.
Está(ão) CORRETO(S):
Nesse aspecto, um dos grandes legados de Vygotsky para a educação está na elaboração de desenvolvimentos dos conceitos que é possível concluir que a inserção social do sujeito, sua interação com o outro, interfere significativamente no desenvolvimento intelectual, o qual está estreitamente ligado à aprendizagem. São eles:
I. Zona de Desenvolvimento Real. II. Zona de Desenvolvimento Proximal. III. Zona de Desenvolvimento Potencial.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
Ao dividir o desenvolvimento da criança em estágios, Piaget buscou explicar as principais características de cada etapa, ressaltando que habilidades adquiridas em estágios anteriores são essenciais para o domínio de estágios posteriores. Assim, os estágios representam o desenvolvimento da inteligência, que não ocorre de forma linear, nem por acúmulo de informações. Ele se dá por saltos, por rupturas, modificando-se com as experiências.
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: