50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Observe o trecho da reportagem:
Cerca de 30% da população estavam em situação de pobreza em 2021
Por Agência Brasil. Autora: Mariana Tokarnia.
Data: 03/12/2022
O Brasil bateu o recorde de pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza em 2021. Ao todo, quase uma em cada três pessoas no país, o equivalente a 29,4% da população, estava em situação de pobreza até pelo menos o ano passado e quase uma a cada dez pessoas,8,4% estava na pobreza extrema.
Os dados fazem parte da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2022, divulgada hoje (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.
Segundo a publicação, o país tinha, até o ano passado,62,5 milhões de pessoas em situação de pobreza, ou seja, com uma renda diária de menos de US$ 5,5 dólares por dia, e 17,9 milhões em situação de extrema pobreza, com renda diária de menos US$ 1,90 por dia, segundo os critérios do Banco Mundial. Tanto os números absolutos quanto as porcentagens são as maiores desde o início da série histórica, em 2012.
Não apenas os números são recordes como o aumento entre 2020 e 2021, em meio a pandemia de covid-19, também é.
Nesse período, o contingente abaixo da linha de pobreza cresceu 22,7%, o que significa mais 11,6 milhões de pessoas nessa situação, e o das pessoas na extrema pobreza aumentou 48,2%, ou mais 5,8 milhões.
As crianças e adolescentes com menos de 14 anos são as maiores vítimas da pobreza. Até o ano passado,46,2% dessa população estava abaixo da linha da pobreza, o maior percentual da série, iniciada em 2012. (...).
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-12/cerca-de-30-da-populacao-estavam-em-situacao-de-pobreza-em-2021. Acesso em 03/12/2022.
De acordo com a reportagem e seus conhecimentos acerca das questões socioeconômicas e população, analise as afirmativas abaixo:
I. O aumento de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza imputa ao Poder Público a adoção de programas sociais que possam reverter o cenário de vulnerabilidade socioeconômica.
II. Pesquisa de cenários econômicos e indicadores sociais podem contribuir para subsidiar ações governamentais mais alinhadas às principais demandas de uma nação, fato que repercute em diferentes grupos populacionais.
III. A atual situação de pobreza da população brasileira pode ter sido aprofundada pelas consequências da pandemia em decorrência da COVID-19.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o ensino da Geografia, analise as afirmativas abaixo:
I. A inserção de conceitos geográficos, no currículo de Geografia na Educação Básica, deve ser recomendada a partir do ensino médio.
II. Modelos de estratégias didáticas que se limitam à repetição mecânica e memorização contribuem para o desenvolvimento do senso crítico do estudante.
III. A utilização de mapas nas séries iniciais não é recomendada, uma vez que o estudante, muitas vezes, não está alfabetizado.
IV. Trabalhar os conteúdos pedagógicos da Geografia de forma contextualizada com o universo de conhecimento do estudante pode favorecer a aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma apenas em