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Leia com atenção o poema que se segue: Padrão, de Fernando Pessoa.


O esforço é grande e o homem é pequeno.

Eu, Diogo Cão, navegador, deixei

Este padrão ao pé do areal moreno

E para diante naveguei.

A alma é divina e a obra é imperfeita.

Este padrão sinala ao vento e aos céus

Que, da obra ousada, é minha a parte feita:

O por-fazer é só com Deus.

E ao imenso e possível oceano

Ensinam estas Quinas, que aqui vês,

Que o mar com fim será grego ou romano:

O mar sem fim é português.

E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma

E faz a febre em mim de navegar

Só encontrará de Deus na eterna calma

O porto sempre por achar.


Este poema é uma referência às chamadas Grandes Navegações portuguesas. Sua perspectiva sobre esse fato é

O texto a seguir descreve a psicostasia, a pesagem das almas conforme a crença egípcia:
Após a morte e o funeral de uma pessoa no Antigo Egito, acreditava-se que a sua alma (ka) iniciaria a sua jornada pelo mundo dos mortos e, num determinado momento, chegaria ao Tribunal de Osíris, ou Sala das Duas Verdades ou Sala das Duas Maats, também definida como a Cena da Psicostasia, na qual o defunto – o réu – era julgado de acordo com as suas ações em vida pelo magistrado do mundo dos mortos – o rei Osíris – a fim de se avaliar se era merecedor de entrar no Paraíso e viver eternamente ou ser devorado e perecer.
LOPES, Beatriz Sales. REINTERPRETAÇÃO DE MITOS: As Divindades do Tribunal de Osíris,2021, p.67.

Esse trecho mostra como a religião egípcia era
Segundo Daniella Melo dos Santos, “pesquisas realizadas na Microrregião de Arcoverde podem garantir que o processo de ocupação na área do Catimbau foi intenso e remoto. (...) Provavelmente a área foi zona de confluência de vários grupos humanos em momentos distintos da Pré-história (...) Estima-se a existência de ocupações humanas durantes longos períodos compreendidos entre 5.000 a 900 anos antes do presente (...) Diante dessas informações, compreendemos os habitantes dessa área deram origem aos índios que se apresentavam no interior nordestino quando da chegada dos portugueses. Travado o contato e a colonização, a comunidade indígena passa a sofrer paulatinamente um processo de desaparecimento, especialmente nas áreas de colonização mais antigas, dispersando para outras áreas e perdendo o poder sobre suas terras.
(O Patrimônio Arqueológico Do Vale Do Catimbau, Buíque – PE: memória e identidade cultural. p.45,46).
Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA.

Observe bem a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão



Trata-se de exemplo de arte rupestre encontrado na Caverna Manda Guéli, no Chade (África Central). Um painel como esse reafirma:

Leia o trecho a seguir:
“No seu aspecto mais irredutível, o Cinema – incluindo todo o imenso conjunto das obras cinematográficas que já foram produzidas e também as práticas e discursos que sobre elas se estabelecem – pode ser considerado nos dias de hoje uma fonte primordial e inesgotável para o trabalho historiográfico. A partir de uma fonte fílmica e a partir da análise dos discursos e práticas cinematográficas relacionados aos diversos contextos contemporâneos, os historiadores podem apreender de uma nova perspectiva a própria história do século XX e da contemporaneidade. De igual maneira, como se verá mais adiante, os historiadores políticos e culturais podem examinar os diversos usos, recepções e apropriações dos discursos, práticas e obras cinematográficas.”
BARROS, José d’Assunção. Cinema e história – as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Disponível em https://journals.openedition.org/lerhistoria/2547#tocto1n1

Diante do colocado, sobre a relação história e cinema, é CORRETO afirmar que