limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Os temas transversais devem estar presentes nos planejamentos e abordagens dadas às aulas de Língua Portuguesa, como propõem os PCNs do Ensino Fundamental.
Com base no documento norteador, julgue os temas transversais abaixo e as propostas de atividades dos itens, para o trabalho pedagógico do texto.
I. Ética: o professor pode abordar o fato da animalização do homem e os atributos que o diferem dos outros animais, como condição de dignidade humana.
II. Saúde: o professor pode abordar as condições sanitárias e de higiene para alimentação e a preservação da saúde.
III. Meio ambiente: o professor pode abordar a poluição que está presente nas cidades e fazem o pátio, lugar de vida comunitária, estar imundo e com detritos.
IV. Trabalho e consumo: o professor pode evidenciar a relação de consumo consciente dos produtos da vida diária, como a forma de produção que geram muito lixo.

Os itens que apresentam trabalhos transversais possíveis em relação ao poema, preconizados pelo PCNs são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam 4 pontos que fundamentam as perspectivas para a transversalidade, para que os temas transversais irem além da organização dos conteúdos.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses pontos.
mostrar texto associado
Dentre os gêneros textuais abaixo listados, assinale aquele que, por sua constituição inicial já utiliza as multissemioses, conforme descrição do texto.
mostrar texto associado
O uso do aplicativo WhatsApp nas relações sociais de produção de texto e na interação é uma constante. As aulas de Língua Portuguesa também devem oportunizar o estudo dessas interações mediadas pela tecnologia, uma vez que a BNCC recomenda o trabalho com as diferentes semioses.
A primeira interação realizada pelo sujeito 1, com a combinação de quatro emoji representa que a:
A BNCC apresenta estratégias de leitura, quanto ao trabalho com as práticas de linguagem para o segmento do Ensino Fundamental Anos Finais. O professor de Língua Portuguesa deve proporcionar oportunidades de aprendizagem aos estudantes em que se desenvolvam essas estratégias, promovendo a melhoria na capacidade de Leitura.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta uma estratégia de leitura.