limpar filtros
Questões por página:
A industrialização favoreceu a reorganização das relações sociais em relação aos territórios. Uma série de conflitos foram gerados a partir dos interesses do Estado e da iniciativa privada. Um desses conflitos refere-se ao controle da exploração e da produção de energia.
Em relação ao Brasil, segundo Ross (2019), esse dilema fez com que, no território brasileiro, fossem explorados, principalmente por empresas estrangeiras, os seguintes elementos:
Leia o excerto abaixo.
“A atividade industrial está intimamente ligada aos padrões estéticos. Arte e técnica sempre caminharam de forma inseparável. Ao desenhar um produto a ser industrializado e colocado no mercado, o produtor tem que levar em consideração o gosto do consumidor em relação aos aspectos estéticos do produto. Portanto, o processo de industrialização tem implicações muito mais amplas do que as de natureza econômica”. (ROSS,2019).
Considerando a exposição do autor em relação ao processo de industrialização e o fato de que o Brasil é um país capitalista industrializado em desenvolvimento, e que o papel do Estado como intermediador desse processo, consolidou-se como agente
Segundo o IBGE, comparativamente a dados anteriores, o terceiro trimestre de 2020 apresentou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na ordem de 7,7%. No entanto, ainda não foram alcançados os patamares anteriores à pandemia do coronavírus. A pesquisa também aponta que o setor de serviços, somado aos gastos governamentais, é o que mais colaborou com esse dado.
Portanto, os elementos que colaboraram para o crescimento do PIB em 2020 foram:
Segundo Ross (2009), o aumento das exportações e importações nas últimas décadas foi possível graças à inserção cada vez maior do Brasil no contexto do capitalismo monopolista, por meio da contrapartida da elevação da dívida externa.
O autor destaca que o aumento da produção no país ocorreu em função do/a
O Reino Unido deixou a União Europeia (UE) em 31 de janeiro de 2020, mas as principais mudanças na vida dos cidadãos comuns europeus e britânicos só serão notadas em 2021.
O Brexit prevê, entre outras mudanças, a