Questões da prova:
VUNESP - 2019 - Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP - Professor - História
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
História
Essa instabilidade era igualmente evidente para os EUA, protetores do status quo global que a identificavam com o comunismo soviético, ou pelo menos a encaravam como uma vantagem permanente e potencial para o outro lado na grande luta global pela supremacia.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991,1995)
O excerto traz referências ao contexto
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991,1995)
O excerto traz referências ao contexto
Disciplina:
História
Os resultados mais duradouros deste despertar histórico se deram no campo da documentação e da técnica histórica. Colecionar relíquias do passado, escritas ou não, se transformou em uma paixão universal. Talvez, em parte, fosse uma tentativa de salvaguardá-la contra os ataques do presente, embora o nacionalismo provavelmente fosse seu mais importante estímulo: em nações até então adormecidas, os historiadores, os lexicógrafos e os colecionadores de canções folclóricas foram muitas vezes os verdadeiros fundadores da consciência nacional.
(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848,1995)
Segundo Eric Hobsbawm, as lutas sociais em parte dos séculos XVIII e XIX
(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848,1995)
Segundo Eric Hobsbawm, as lutas sociais em parte dos séculos XVIII e XIX
Disciplina:
História
O traumatismo da viagem é tamanho que, mal desembarcavam no Caribe, os “pretos novos” querem fugir. Os colonos, que compreendem isso, tentam amortecer o choque e aclimatam o escravo antes de botá-lo na oficina. Mas o desespero dos negros é tal que eles preferem se mutilar, se estrangular, do que tentar matar seu dono.
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX,1996)
O excerto trata
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX,1996)
O excerto trata
Disciplina:
História
Nas histórias da colonização, de modo geral, opõe-se o caso de Portugal, com suas feitorias, ao da Espanha, dotada de um verdadeiro império territorial. A oposição, sem dúvida, pode ter existido, mas falta a verdadeira explicação, pois no Brasil foi de fato um império territorial que os portugueses erigiram.
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX)
A “verdadeira explicação”, para Marc Ferro, consiste em
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX)
A “verdadeira explicação”, para Marc Ferro, consiste em
Disciplina:
História
Seria fundamental examinar a diversidade do mapa do feudalismo ocidental que emergiu a partir do século IX. Os historiadores soviéticos Liublinskaya, Gutnova e Udaltsova sugeriam corretamente uma tríplice classificação.
(Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo,1988. Adaptado)
Faz parte dessa “tríplice classificação”,
(Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo,1988. Adaptado)
Faz parte dessa “tríplice classificação”,