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Marques (2012) aponta para o ensino de dança sugerido por Laban que propunha práticas pedagógicas, nas quais as crianças pudessem, por si mesmas, “aprender fazendo” seus movimentos e danças “livres, naturais e espontâneas”. Para a autora, verifica-se nessa abordagem a influência de
Ao caracterizar as coreografias de Merce Cunningham, Marques (2012) aponta para a característica
Marques (2012) pontua a trajetória de Isadora Duncan como marcada pelo desenvolvimento de técnica corporal própria, cuja experiência
Segundo Fonterrada (2008), Platão e Aristóteles concordam no que diz respeito a crença de que a música molda o caráter do homem. (...) Para a autora, essa é a razão de o modo dórico ser o preferido na educação dos jovens, pois, segundo aquela doutrina, propicia equilíbrio e força moral, importante para a formação do cidadão e o fortalecimento da pólis.
Conclui a autora que, entre os gregos, a música é vista de duas maneiras. São elas:
Segundo os PCN-Arte (1997), a Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961, vigora efetivamente a partir de meados da década de 60. Com a Educação Musical passa a existir no ensino de música um outro enfoque, quando a música pode ser sentida, tocada, dançada, além de cantada. Utilizando jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras, buscava-se um desenvolvimento auditivo, rítmico, a expressão corporal e a socialização das crianças que são estimuladas a experimentar, improvisar e criar.
Segundo o documento, essa concepção tinha como proposta