Questões da prova:
Instituto de Apoio à Gestão Educacional - 2023 - Prefeitura Municipal de Tupanatinga - Professor - História
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
História
mostrar texto associado
As lutas pela independência do Brasil na Bahia, assim como os conflitos nas províncias do Piauí, Maranhão, Grão-Pará e Cisplatina, foram, antes de tudo, disputas religiosas, territorial e de princípios militares, além de demonstrações de força e resistência do povo à opressão colonialista, que se desenrolaram em singulares e complexas batalhas regionais em torno do processo de emancipação brasileiro que não ficou restrito ao âmbito da Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, nem tampouco ao grito do Ipiranga, como faz parecer a historiografia positivista heroicizante, afeita aos grandes personagens da elite e seus marcos históricos.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
O professor deve dominar o conceito de saber atitudinal, que compreende as atitudes e posturas do professor tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e equidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas dificuldades etc. Por outro lado, o saber crítico-contextual é o conhecimento que o professor tem sobre a sociedade e a compreensão do contexto com base no qual e para o qual desenvolve-se o trabalho educativo.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
História
mostrar texto associado
No começo do desenvolvimento incaico, a reciprocidade regulava as relações entre os senhores da área cuzquenha. O poder do Inca era limitado. Ele não podia simplesmente mandar, mas necessitava pedir aos outros chefes étnicos que o ajudassem a realizar as tarefas importantes para o crescimento do domínio inca. O estudo da reciprocidade aplicada ao incário pode ser dividido em duas etapas: a reciprocidade durante o período de expansão inca e, depois, quando o Tahuantinsuyu está consolidado. Na última etapa, a reciprocidade aparece ligada à redistribuição.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
O currículo por competências é disciplinar, na medida em que as habilidades e competências a serem formadas exigem o conteúdo de uma disciplina específica, diretamente atribuída aquela habilidade. Por isso, sua organização normalmente é por temas, áreas de conhecimentos ou “matérias”, ainda que cada módulo englobe conteúdos e atividades que não sejam capazes de formar determinado conjunto de habilidades.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
História
mostrar texto associado
Sobre as grandes navegações, pode-se afirmar que a conquista de Ceuta, um grande centro comercial muçulmano situado no norte da França, pelos portugueses, em 1415, foi o primeiro passo rumo à concretização do desejo de construir um grande império português. Daí em diante, os portugueses continuaram com suas viagens, chegando a outros tantos lugares diferentes. Mas até fins do século XV, os portugueses não haviam conseguido chegar às Américas, o que era um dos principais objetivos de suas viagens. Somente em 1498 é que uma expedição portuguesa, comandada por Vasco da Gama, conseguiu chegar à cidade de Calicute, no México, quando, por fim, o sonho português foi concretizado.