limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A psicologia educacional e a psicologia escolar estão intimamente relacionadas, mas não são iguais, não podendo reduzir-se uma à outra, pois cada uma possui sua autonomia. A psicologia educacional é considerada um campo de atuação profissional, sendo possível a realização de intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado. Já a psicologia escolar é a área do conhecimento que tem como objetivo compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo.
mostrar texto associado
No processo de desenvolvimento motor, é possível observar, desde o nascimento, que a criança apresenta algumas pequenas movimentações, denominadas de movimentos complexos.
mostrar texto associado
Quando estimulados, os neurônios parassimpáticos liberam acetilcolina, que retarda o ritmo da descarga sinusal e torna mais lenta a frequência cardíaca. Uma frequência cardíaca reduzida, ou bradicardia, resulta em grande parte da estimulação do par de nervos vagos, cujos corpos celulares têm origem no centro cardioinibidor do bulbo. No início e durante o esforço de intensidade baixa a moderada, a frequência cardíaca aumenta por inibição da estimulação parassimpática.
mostrar texto associado
O conceito de gestão escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em, pelo menos, quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
mostrar texto associado
A higiene pode ser considerada uma técnica que trata da prevenção e conservação da saúde e compreende os cuidados e asseios com o corpo e os objetos pessoais. Ela compreende a higiene pessoal/corporal, a higiene mental, a higiene ambiental e a higiene coletiva.