limpar filtros
Questões por página:
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir e observe atentamente a ilustração para responder à questão.
Os testes rápidos imunocromatográficos para detecção qualitativa, simultânea e diferenciada de drogas de abuso, em urina humana, tem sido utilizado para triagem toxicológica e investigação laboratorial do uso de substâncias psicoativas. As drogas mais comumente pesquisadas são cocaína (COC), metanfetamina (MET), maconha (THC), anfetamina (AMP), benzodiazepínico (BZD), morfina (MOR), ecstasy (MDMA), entre outras. A técnica baseia-se em um imunoensaio competitivo, de fluxo lateral. Durante o teste, a amostra reage com anticorpos conjugados para partículas coloridas e pré-revestidas na almofada da amostra. Se existir uma quantidade insuficiente de moléculas da droga na amostra, as partículas conjugadas anticorpos coloridos ligam-se aos conjugados da droga, formando uma linha colorida na região teste (T) da membrana. Portanto, uma linha colorida aparecerá na região teste (T), quando a amostra de urina for não reagente para a droga. Se as moléculas da droga estiverem presentes na urina acima da concentração cut-off do teste, elas irão competir com o conjugado da droga imobilizado na região teste (T) para sítios de ligação limitados de anticorpos. Isso irá prevenir a ligação da partícula conjugada anticorpo colorido na região teste (T). Portanto, a ausência da linha colorida na região teste (T) indica um resultado reagente. A formação da linha C, na região controle, serve como um procedimento controle, indicando que um volume adequado da amostra foi adicionado e a absorção na membrana ocorreu.
Fonte: Testes drogas urina. EAB Diagnósticos. Disponível em: https://www.testesdedroga.com.br/1-teste-mult-12. Acesso em: 6 jan.2023. Adaptado.
Observe a ilustração a seguir, representativa de um resultado de triagem toxicológica na urina de um paciente hipotético. Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Teste imunocromatográfico. Disponível em: www.google.com.br. Acesso em: 4 jan.2023. Adaptado.
A alternativa que descreve corretamente a interpretação do resultado obtido, para as diversas drogas testadas no paciente hipotético, é:
O exame parasitológico de fezes é solicitado pelo médico com o objetivo de investigar, em laboratório, possíveis formas parasitárias que acometem o organismo humano, cujo trato intestinal é utilizado como habitat para esses vermes e suas variações morfológicas. Supondo-se que duas amostras, A e B, foram analisadas pelo farmacêutico, utilizando o método de sedimentação espontânea, e foram encontradas as seguintes formas parasitárias, conforme figuras a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Formas parasitárias. Disponível em: www.google.com.br. Acesso em: 4 jan.2023. Adaptado.
Com base nas formas parasitárias apresentadas nas amostras A e B, pode-se afirmar que a CORRETA identificação dos parasitas é:
A Lei n.º 5.991, de 17 de dezembro de 1973, no seu Art.6.º, trata da dispensação de medicamentos, definida como ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não, desde que obedecidos os padrões de qualidade oficialmente reconhecidos.
Fonte: Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o controle sanitário [...]. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v.19,1973. Adaptado.
À luz dessa legislação, pode-se afirmar que a dispensação de medicamentos é privativa de quais estabelecimentos?
I - Farmácia. II - Drogaria. III - Posto de medicamento. IV - Dispensário de medicamentos. V - Mercado e armazém.
Está CORRETO apenas o que se afirma em

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


Em consulta, um paciente adolescente, portador de transtorno de ansiedade geral (TAG), relata ao farmacêutico o uso de psicotrópicos (Alprazolam 2 mg, um comprimido à noite) para tratamento da sua condição clínica. Também reporta o hábito de ingerir etanol diariamente como alternativa de fuga dos conflitos psíquicos que enfrenta, incluindo relacionamentos abusivos, maus tratos físicos do pai, também etilista pesado. Diante do relato do paciente, o farmacêutico elabora um plano de cuidado incluindo, encaminhamento ao médico clínico para avaliação da necessidade de acompanhamento psicológico, socioassistencial e psiquiátrico. Somado a isso, adverte o adolescente sobre uma importante interação entre o etanol e o uso simultâneo do medicamento em uso.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Orientação interpretativa do hemograma. 2023.


Considerando as informações contidas no enunciado, verifica-se que o farmacêutico detectou um problema relacionado a medicamento durante a consulta: uma interação medicamentosa. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta a ser adotada pelo farmacêutico na orientação sobre os riscos dessa interação.

O hemograma é um exame de rotina laboratorial muito solicitado pelos médicos e tem o objetivo de avaliar várias condições fisiológicas do paciente. A sua utilização é comum para avaliar quadros infecciosos, bacterianos, virais ou parasitários. Também é possível avaliar a ocorrência ou suspeita de anemias, carenciais ou genéticas, além de ser útil em exames pré-operatórios e acompanhamento do prognóstico do paciente em determinadas condições clínicas.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Orientação interpretativa do hemograma.2023.
Em relação ao hemograma, seguem algumas alterações comumente encontradas nele. Observe-as.
I - Acentuada hipocromia, microcitose e diminuição dos níveis de hemoglobina plasmáticos.
II - Leucocitose com predomínio de neutrófilos segmentados, granulações tóxicas e desvio à esquerda.
III - Microcitose, discreta hipocromia, hematócrito diminuído e presença de drepanócitos.
As alterações descritas em I, II e III sugerem, respectivamente, a existência das seguintes patologias: