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Concursos Técnicos - 2022 - Prefeitura Municipal de São Romão - MG - Fonoaudiólogo
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Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
Um menino,8 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que o encaminhasse para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que, para isso, não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois a sua leitura é muito lenta. A seguir, apresenta-se um pequeno trecho de sua escrita amostra de escrita espontânea:
Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto omininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.
Fonte: Amostra de escrita,2022.
Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I - A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas práticas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II - A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.
III - A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
IV - O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto e, nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.
V - O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita, por exemplo transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto omininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.
Fonte: Amostra de escrita,2022.
Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I - A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas práticas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II - A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.
III - A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
IV - O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto e, nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.
V - O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita, por exemplo transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
A avaliação audiológica básica é composta por bateria de testes constituída de audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica. Ao avaliar um indivíduo que apresenta perda auditiva utilizando os exames básicos de uma avaliação audiológica, o objetivo é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
As fendas glóticas são alterações posturais das pregas vocais que fazem parte das inadaptações miodinâmicas da laringe, mas que também podem ser resultado de uma lesão orgânica. Caracterizadas por um fechamento glótico imperfeito, as fendas podem variar quanto ao tamanho e configuração, de acordo com a qualidade vocal, frequência e intensidade da emissão. Analise as afirmativas a seguir.
I. As fendas triangulares médio-posteriores decorrem de um estado de concentração excessiva da musculatura intrínseca da laringe (hipocinesia), e podem estar associadas à presença de nódulos que aparecem como uma resposta à concentração de energia na região do terço médio das pregas vocais.
II. As fendas duplas são triangulares médio-posteriores com lesão da mucosa, onde, por efeito da massa, aparece a abertura na região anterior das pregas vocais, e respondem bem a tratamento fonoterápico, quando se inicia a reabsorção da lesão de massa.
III. Nas fendas fusiformes anteroposteriores, observa-se um fuso ao longo de toda a glote, sem região de contato efetivo, que basicamente decorrem de alterações estruturais, porém quase sempre se encontram associadas à hiperconstrição do vestíbulo, como uma tentativa reflexa de corrigir a abertura.
IV. Nas fendas paralelas, observa-se que a borda livre das pregas vocais não apresenta um traçado com limite nítido, constante e uniforme, e essas fendas podem ser encontradas em quadros de inadaptação fônica, podendo aparecer associadas a diferenças de tamanho nas pregas vocais, embora sejam mais comuns em quadros orgânicos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
I. As fendas triangulares médio-posteriores decorrem de um estado de concentração excessiva da musculatura intrínseca da laringe (hipocinesia), e podem estar associadas à presença de nódulos que aparecem como uma resposta à concentração de energia na região do terço médio das pregas vocais.
II. As fendas duplas são triangulares médio-posteriores com lesão da mucosa, onde, por efeito da massa, aparece a abertura na região anterior das pregas vocais, e respondem bem a tratamento fonoterápico, quando se inicia a reabsorção da lesão de massa.
III. Nas fendas fusiformes anteroposteriores, observa-se um fuso ao longo de toda a glote, sem região de contato efetivo, que basicamente decorrem de alterações estruturais, porém quase sempre se encontram associadas à hiperconstrição do vestíbulo, como uma tentativa reflexa de corrigir a abertura.
IV. Nas fendas paralelas, observa-se que a borda livre das pregas vocais não apresenta um traçado com limite nítido, constante e uniforme, e essas fendas podem ser encontradas em quadros de inadaptação fônica, podendo aparecer associadas a diferenças de tamanho nas pregas vocais, embora sejam mais comuns em quadros orgânicos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
Algumas patologias da audição apresentam configurações audiométricas características. Analise os resultados observados na audiometria tonal e associe com a provável patologia.
I - Perda auditiva condutiva, unilateral, ascendente. II - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, profunda. III - Perda auditiva neurossensorial, unilateral, ascendente. IV - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, simétrica, com entalhe em 6000HZ. V - Perda auditiva neurossensorial, moderada, simétrica, descendente.
( ) Otosclerose. ( ) Presbiacusia. ( ) Rubéola congênita. ( ) Doença de Ménière.
( ) Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada.
Assinale a sequência CORRETA, considerando as associações realizadas, de cima para baixo
I - Perda auditiva condutiva, unilateral, ascendente. II - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, profunda. III - Perda auditiva neurossensorial, unilateral, ascendente. IV - Perda auditiva neurossensorial, bilateral, simétrica, com entalhe em 6000HZ. V - Perda auditiva neurossensorial, moderada, simétrica, descendente.
( ) Otosclerose. ( ) Presbiacusia. ( ) Rubéola congênita. ( ) Doença de Ménière.
( ) Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada.
Assinale a sequência CORRETA, considerando as associações realizadas, de cima para baixo
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança que, na maioria das vezes, é mediada pelos pais, a partir de instrução verbal e contagem de histórias que veiculam os valores sociais da cultura em que está inserida.
Considerando os inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Estratégias de reformulação do enunciado da criança e de formulação de perguntas no intuito de pedir clarificações, desde que não interrompam o tópico da conversação, são inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem infantil.
PORQUE
II – A ausência de inputs facilitadores é apontada como grande fator causal dos transtornos do desenvolvimento da linguagem (TDL).
Analisando a relação proposta entre as duas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Considerando os inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Estratégias de reformulação do enunciado da criança e de formulação de perguntas no intuito de pedir clarificações, desde que não interrompam o tópico da conversação, são inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem infantil.
PORQUE
II – A ausência de inputs facilitadores é apontada como grande fator causal dos transtornos do desenvolvimento da linguagem (TDL).
Analisando a relação proposta entre as duas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.