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Universidade Federal do Minas Gerais - 2023 - Universidade Federal de Minas Gerais - Administrador
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Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Administração Geral
Segundo Mintzberg et al. (2010), a escola de posicionamento considera a formulação de estratégia como um processo analítico. Assim, ela busca selecionar estratégias específicas como posições tangíveis em mercados competitivos. Nela, vários enfoques ficaram famosos e são utilizados até os dias atuais. Podemos destacar: matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group), curva de experiência, modelo de Porter de análise competitiva; cadeia de valor de Porter; e matriz de pesquisa de conteúdo de estratégia, dentre outros.
Sobre essa escola de estratégia, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre essa escola de estratégia, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Administração Geral
Localizada no noroeste de Minas Gerais, a Região do Cerrado Mineiro é uma indicação geográfica que abrange 55 municípios e conta com a participação direta de mais de 4.500 produtores.
Pensando em novas possibilidades de mercado, em 2010 foi desenvolvido um projeto de branding que contou com o apoio de uma equipe estratégica e do time de liderança da Federação dos cafeicultores do Cerrado.
Em 2011, foi apresentada a mudança na estratégia que trouxe o conceito “Café de atitude”. Com o apoio do SEBRAE-MG, a idealização teve como objetivo despertar no produtor o sentimento de valorização, reconhecimento pelo trabalho e o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Marcos Geraldo, gerente regional do SEBRAE do Noroeste e Alto Paranaíba desde 2015, comentou de que forma o Cerrado Mineiro enxergou a necessidade de um novo posicionamento de marca ao longo dos anos: ‘O posicionamento da marca foi se adaptando conforme as demandas e o posicionamento do mercado, fazendo com que a região mostrasse versatilidade e capacidade de atendimento, incluindo mercados exigentes, com qualidade e quantidade, trazendo um respeito muito grande aos compradores pela garantia da entrega da constância e da entrega dos produtos com alto valor agregado’.
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/ouro-do-cerrado/ouro-do-cerrado/noticia/2022/11/24/a-regiao-do-cerrado-mineiro-traz-um-novo-posicionamento-de-marca.ghtml. Acesso em: 23 jan.2023.
O posicionamento da marca é fator fundamental no seu processo de gestão estratégica.
I – Para estabelecer o posicionamento da marca, a empresa deve analisar os concorrentes, bem como os clientes atuais e potenciais. Além disso, é preciso identificar estratégias, objetivos, pontos fortes e fracos da concorrência, estabelecendo pontos de paridade e pontos de diferença.
II – Pontos de paridade são associações exclusivas a uma marca, que são fortemente mantidas e avaliadas de maneira favorável pelos consumidores. Na reportagem, é possível observar tais pontos no café da Região do Cerrado Mineiro.
III – De acordo com o branding emocional, um posicionamento de marca deve levar em consideração tanto os componentes racionais como emocionais. Com isso, é possível criar uma conexão com os clientes, diferenciando a marca dos concorrentes.
Estão CORRETAS as afirmativas
Pensando em novas possibilidades de mercado, em 2010 foi desenvolvido um projeto de branding que contou com o apoio de uma equipe estratégica e do time de liderança da Federação dos cafeicultores do Cerrado.
Em 2011, foi apresentada a mudança na estratégia que trouxe o conceito “Café de atitude”. Com o apoio do SEBRAE-MG, a idealização teve como objetivo despertar no produtor o sentimento de valorização, reconhecimento pelo trabalho e o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Marcos Geraldo, gerente regional do SEBRAE do Noroeste e Alto Paranaíba desde 2015, comentou de que forma o Cerrado Mineiro enxergou a necessidade de um novo posicionamento de marca ao longo dos anos: ‘O posicionamento da marca foi se adaptando conforme as demandas e o posicionamento do mercado, fazendo com que a região mostrasse versatilidade e capacidade de atendimento, incluindo mercados exigentes, com qualidade e quantidade, trazendo um respeito muito grande aos compradores pela garantia da entrega da constância e da entrega dos produtos com alto valor agregado’.
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/ouro-do-cerrado/ouro-do-cerrado/noticia/2022/11/24/a-regiao-do-cerrado-mineiro-traz-um-novo-posicionamento-de-marca.ghtml. Acesso em: 23 jan.2023.
O posicionamento da marca é fator fundamental no seu processo de gestão estratégica.
I – Para estabelecer o posicionamento da marca, a empresa deve analisar os concorrentes, bem como os clientes atuais e potenciais. Além disso, é preciso identificar estratégias, objetivos, pontos fortes e fracos da concorrência, estabelecendo pontos de paridade e pontos de diferença.
II – Pontos de paridade são associações exclusivas a uma marca, que são fortemente mantidas e avaliadas de maneira favorável pelos consumidores. Na reportagem, é possível observar tais pontos no café da Região do Cerrado Mineiro.
III – De acordo com o branding emocional, um posicionamento de marca deve levar em consideração tanto os componentes racionais como emocionais. Com isso, é possível criar uma conexão com os clientes, diferenciando a marca dos concorrentes.
Estão CORRETAS as afirmativas
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Administração Geral
É de conhecimento geral que o planejamento estratégico possui papel central no sucesso das empresas, podendo ser desmembrado em quatro níveis: corporativo, de divisão, de unidade de negócio e de produto. Nesse contexto, se insere o plano de marketing, considerado um importante instrumento para direcionar e coordenar o esforço de marketing, elaborado a partir do planejamento estratégico da empresa.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Administração Geral
Aplicadas ao marketing, descobertas da neurociência sobre o comportamento do consumidor podem ajudar pequenos e médios empresários a criar estratégias para despertar o interesse de novos clientes e aumentar a identificação do público com o negócio.
Conhecido como neuromarketing, o campo de estudo pesquisa reações do cérebro a estímulos como anúncios, produtos e preços. Os trabalhos contribuem com o desenvolvimento de técnicas multissensoriais de marketing, que incluem desde o posicionamento da logomarca em uma propaganda até o aroma pelo qual o cliente será envolvido quando entrar na loja.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2022/12/neuromarketing-atrai-clientes-com-elementos-sensoriais.shtml.Acesso em: 23 jan.2023.
Pode-se observar que pesquisas recentes na área de marketing estão relacionadas ao “marketing holístico”. Segundo Kotler e Keller (2019, p.22), esse conceito “baseia-se em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos”. Assim, reconhece que “tudo é importante” em marketing e que uma perspectiva abrangente e integrada se faz necessária. Nessa visão, o tradicional mix de marketing, conhecido com os quatro Ps do marketing, foi atualizado, de forma a refletir o conceito de marketing holístico, dentro da moderna administração de marketing.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Conhecido como neuromarketing, o campo de estudo pesquisa reações do cérebro a estímulos como anúncios, produtos e preços. Os trabalhos contribuem com o desenvolvimento de técnicas multissensoriais de marketing, que incluem desde o posicionamento da logomarca em uma propaganda até o aroma pelo qual o cliente será envolvido quando entrar na loja.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2022/12/neuromarketing-atrai-clientes-com-elementos-sensoriais.shtml.Acesso em: 23 jan.2023.
Pode-se observar que pesquisas recentes na área de marketing estão relacionadas ao “marketing holístico”. Segundo Kotler e Keller (2019, p.22), esse conceito “baseia-se em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos”. Assim, reconhece que “tudo é importante” em marketing e que uma perspectiva abrangente e integrada se faz necessária. Nessa visão, o tradicional mix de marketing, conhecido com os quatro Ps do marketing, foi atualizado, de forma a refletir o conceito de marketing holístico, dentro da moderna administração de marketing.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Contabilidade de Custos
No final de 2021, a dívida bruta das empresas brasileiras somou R$ 1,26 trilhão, o maior valor histórico registrado na série histórica da Economática, que elaborou o levantamento. O número é 15,8% maior do que aquilo registrado no fim de 2021 e o crescimento mantém uma sequência de altas que se dá desde 2016.
Além do aumento do endividamento bruto, houve também, no ano passado, o aumento da dívida no curto prazo, que somou R$ 197,6 bilhões, maior valor desde 2010.
Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/divida-de-empresas-brasileiras-com-capital-aberto-soma-r-126-trilhao-em-2021-maior-nivel-da-serie-historica/. Acesso em: 23 jan.2023.
A captação de dívidas é uma das formas de financiamento das empresas, compondo sua estrutura de capital. Cada fonte de recursos tem seu custo implícito ou explícito.
Sobre a relação entre a estrutura de capital, a alavancagem financeira e seus custos, assinale a alternativa INCORRETA.
Além do aumento do endividamento bruto, houve também, no ano passado, o aumento da dívida no curto prazo, que somou R$ 197,6 bilhões, maior valor desde 2010.
Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/divida-de-empresas-brasileiras-com-capital-aberto-soma-r-126-trilhao-em-2021-maior-nivel-da-serie-historica/. Acesso em: 23 jan.2023.
A captação de dívidas é uma das formas de financiamento das empresas, compondo sua estrutura de capital. Cada fonte de recursos tem seu custo implícito ou explícito.
Sobre a relação entre a estrutura de capital, a alavancagem financeira e seus custos, assinale a alternativa INCORRETA.