Questões da prova:
UECE-CEV - 2018 - SEDUC-CE - Professor - Sociologia
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Atente para o seguinte trecho: “‘Estrutura’ e ‘acção’ estão necessariamente relacionadas entre si. As sociedades, comunidades ou grupos apenas têm uma ‘estrutura' na medida em que as pessoas agem de um modo regular e previsível. Por outro lado, a ‘acção’ apenas é possível na medida em que cada um de nós, como indivíduo, possui uma enorme quantidade de conhecimento socialmente estruturado”.
GIDDENS, Anthony. Sociologia.4ª ed. Porto Alegre: Artmed,2005.
Consoante a perspectiva de análise de Antony Giddens, assinale a afirmação verdadeira.
GIDDENS, Anthony. Sociologia.4ª ed. Porto Alegre: Artmed,2005.
Consoante a perspectiva de análise de Antony Giddens, assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o que se diz a seguir sobre Sociologia: “A sociologia se distingue por observar as ações humanas como elementos de figurações mais amplas; ou seja, de uma montagem não aleatória de atores reunidos em rede de dependência mútua (dependência considerada o estado no qual a probabilidade de que a ação seja empreendida e as chances de seu sucesso se alterem em função do que sejam os atores, do que façam ou possam fazer). Assim, figurações, redes de dependência mútua, condicionamentos recíprocos da ação e expansão ou confinamento da liberdade dos atores estão entre as mais preeminentes preocupações da sociologia”.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2010.
A análise de Zygmundo Bauman e Tim May compreende que a Sociologia é uma ciência que
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2010.
A análise de Zygmundo Bauman e Tim May compreende que a Sociologia é uma ciência que
Atente para o seguinte excerto: “A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século 19 na Europa. Para melhor entender esse processo, é mister referir-se ao quadro das mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século 16 e às correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia - o racionalismo, o empirismo e o iluminismo”.
QUINTANEIRO, Tania et. al. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG,2003.
No que diz respeito a acontecimentos que foram importantes para o surgimento da Sociologia, considere os seguintes itens:
I. Advento do capitalismo como modo de produção predominante na Europa ocidental e emergência de valores de uma sociedade burguesa.
II. Industrialização e mudanças estruturais no mundo do trabalho, com urbanização acelerada de grandes centros comerciais.
III. Reforma protestante e processo de secularização que proporcionou o surgimento de racionalidade fundamentada nas ações de indivíduos.
IV. Menor complexidade do processo de divisão social do trabalho em virtude do caráter estamental das economias capitalistas.
Corresponde a acontecimento importante para o surgimento da Sociologia somente o que consta em
QUINTANEIRO, Tania et. al. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG,2003.
No que diz respeito a acontecimentos que foram importantes para o surgimento da Sociologia, considere os seguintes itens:
I. Advento do capitalismo como modo de produção predominante na Europa ocidental e emergência de valores de uma sociedade burguesa.
II. Industrialização e mudanças estruturais no mundo do trabalho, com urbanização acelerada de grandes centros comerciais.
III. Reforma protestante e processo de secularização que proporcionou o surgimento de racionalidade fundamentada nas ações de indivíduos.
IV. Menor complexidade do processo de divisão social do trabalho em virtude do caráter estamental das economias capitalistas.
Corresponde a acontecimento importante para o surgimento da Sociologia somente o que consta em
A taxa de escolarização do ensino fundamental, no Ceará, com relação ao período de 2013 a 2015, registrou os seguintes dados:
ANO TAXA BRUTA TAXA LÍQUIDA 2013 98,4% 90,1 % 2015 97,5% 89,6%
Fonte: Anuário Estatístico do Ceará – 2016
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que
ANO TAXA BRUTA TAXA LÍQUIDA 2013 98,4% 90,1 % 2015 97,5% 89,6%
Fonte: Anuário Estatístico do Ceará – 2016
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:
I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.
II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.
III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.
IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.
É verdadeiro o que se afirma em
I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.
II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.
III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.
IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.
É verdadeiro o que se afirma em