limpar filtros
Questões por página:

Leia a historinha O limoeiro de Maurício de Sousa.


Legenda:

CB – Chico Bento (falando com um limoeiro que ele plantou)

P – Pai do Chico Bento

M – Mãe do Chico Bento


CB: – Vixi! Como você cresceu! Inté parece qui foi onte qui prantei esse limoero! Agora, já ta cheio di gaio! Quase da minha artura! Como o tempo passa, né? Uns tempo atrais, ocê era deste tamanhico! Fiz um buraquinho i ponhei ocê inda mudinha dentro! Protegi dos ventos, do sor, das geada... i nunca dexei fartá água! Imagina si eu ia dexá ocê passá sede! Hoje você ta desse tamanhão! Quero vê o dia im qui ocê tivé mais grande qui eu! Imagina só! Cum uns gaio cumprido cheio di limão i umas fia bem larga, pra dá sombra pra quem tivé dibaxo! Aí, num vô percisá mais mi precupá c’ocê, né limoero? Pruque aí ocê vai tá bem forte! Vai sabê si protegê do vento do sor i da geada, sozinho! I suas raiz vão tá tão cumprida qui ocê vai podê buscá água por sua conta! Ocê vai sê dono doce mesmo! Sabe, limoero...Tava pensando...Acho que dispois, vai sê eu qui vô percisá docê! Isso é... Quando eu ficá mais véio! Craro! Cum uns limão tão bão qui ocê tem... i a sombra qui ocê dá, pode mi protegê inté dos pongo di chuva! Ocê vai fazê isso, limoeiro? Cuidá de mim também? Num importa! O importante é qui eu prantei ocê! I é ansim qui eu gosto! Do jeito qui ocê é.

P (para M): – Muié... tem reparado como nosso fio cresceu?

Fonte: Chico Bento, nº 354.


Considerando a variação linguística utilizada, assinale a opção que apresenta uma visão preconceituosa a respeito do texto.

No que diz respeito às tecnologias da comunicação e de informação no ensino, assinale a opção verdadeira.

Atente para o texto a seguir.


O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE,1987). No viés da leitura do mundo pela palavra, vê-se emergir uma tecnologia de linguagem cujo espaço de apreensão de sentido não é apenas composto por palavras, mas, junto com elas, encontram-se sons, gráficos e diagramas, todos lançados sobre uma mesma superfície perceptual, amalgamados uns sobre os outros formando um todo significativo e de onde sentidos são complexamente disponibilizados aos navegantes do oceano digital. É assim o hipertexto.


Considerando o texto acima, é correto afirmar que

Na leitura, leva-se em conta que


Cascão (de joelhos): Por favor, Mônica! Me dá um teco desse sorvete! Me dá um teco desse sorvete!

Mônica: Oh, Cascão! Por que esse desespero todo?

Cascão: Estou ficando com água na boca!


Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/1475204. Acesso em 19/08/2018. Adaptação.


I. o texto possui, além da parte visível constituída por sua materialidade linguística (o explícito), uma parte invisível (o implícito).

II. o ato de ler é uma atividade que requer a mobilização de conhecimentos: linguístico, enciclopédico, comunicacional, de textos, entre outros.

III. o texto é resultado da “soma” de palavras, frases ou de outros textos, organizado de determinado modo, dentre tantos outros possíveis.


É correto o que consta em

Atente para a seguinte reprodução de uma tirinha da Turma da Mônica, de Maurício de Souza:


Cascão (de joelhos): Por favor, Mônica! Me dá um teco desse sorvete! Me dá um teco desse sorvete!

Mônica: Oh, Cascão! Por que esse desespero todo?

Cascão: Estou ficando com água na boca!

Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/1475204. Acesso em 19/08/2018. Adaptação.


Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.