limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Julgue o item subsequente, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-II.


No texto, a palavra “nações” (último parágrafo) está empregada em referência a “estados” (penúltimo parágrafo), como forma de exaltar os entes federados que aderiram ao modelo de sistema educacional inaugurado por Pernambuco.

mostrar texto associado

Julgue o item subsequente, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-II.


Dada a relação de convergência das informações do primeiro e do segundo parágrafos, seria correto substituir, sem alteração do sentido original do texto, a conjunção “Mas” (segundo parágrafo) por Portanto.

mostrar texto associado

Julgue o item subsequente, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-II.


No segundo parágrafo, o sujeito da oração “trouxe evidências” é “uma política pública de visível efeito”.

mostrar texto associado

Julgue o item subsequente, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-II.


Haveria alteração de sentido no texto caso a expressão “Muito se tem pesquisado” (primeiro parágrafo) fosse substituída por Muito se pesquisou.

mostrar texto associado

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.


Entre as vantagens do funcionamento escolar em tempo integral atestadas pela autora do texto em sua observação das escolas de ensino médio em Pernambuco, estão o fortalecimento dos governos locais e a valorização da carreira docente.