IDECAN - 2019 - IFB - Pedagogo
limpar filtros
Questões por página:
No que tange ao tema Planejamento e Interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. Na interdisciplinaridade é fundamental a ideia de transformação da realidade. Isto quer dizer que uma instituição se transforma a si mesma tendo em vista influir na transformação da realidade global. A primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a importância da interdisciplinaridade é a eficiência. A interdisciplinaridade é um plano que ajuda a alcançar a eficiência. Isto é, elabora-se plano, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução. II. O planejamento é uma ação educativa para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo contínuo e progressivo. III. O planejamento vem constituir uma estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global para a solução de problemas. O conhecimento da realidade para se puder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno. É preciso, antes de tudo saber para quem se vai planejar por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
Assinale

Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo:


I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”.

II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles.

III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola.


Assinale

No que se refere ao planejamento no contexto escolar, analise as afirmativas abaixo:
I. A prática pedagógica torna-se uma escolha de vida. O professor precisa estar ciente de sua função emancipadora, concretizando-a em suas ações, bem como a sua identidade sociopolítica, quando ele trabalha com a realidade ao redor. II. Se o planejamento é a identidade da escola, o currículo vem a ser sua concretização, mediante a execução do mesmo na prática de ensino, sendo indispensável no sistema educacional. III. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social; é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.
Assinale
A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir:
I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas. III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
Assinale
Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:
1. Tendência liberal tradicional 2. Tendência liberal renovada 3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)
( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. ( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem. ( ) Exposição e demonstração verbal da de modelos. matéria e / ou por meios
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo: