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A diversidade de povos indígenas ainda é bem grande no Brasil, mesmo com toda a história de conflitos ao longo da ocupação do território brasileiro. Essa diversidade pode ser exemplificada pelo Acre, com diversos povos e famílias linguísticas diferentes. Entre os povos a seguir, o que possui uma das maiores populações indígenas do estado do Acre é:
“É um obstáculo à formação docente a afirmação de que, para ensinar, basta saber o conteúdo a ser ensinado, uma vez que desconsidera outros tipos de saber próprios da docência. Essa afirmação, no entanto, não pode levar a inferências sobre a relatividade desse tipo de conhecimento, pois, se é verdade que ele não é suficiente para o trabalho docente, também é verdade que ele é condição mínima.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. São Paulo: Papirus,2012. p 28).
Com base no fragmento, o ensino da geografia deve obedecer principalmente a seguinte concepção:
No processo de aprendizagem é necessário desenvolver competências e habilidades, para que os alunos tenham capacidade para analisar, comparar e relacionar os conceitos e fatos como um processo necessário para a construção do conhecimento. É muito comum, todavia, professores confundirem, no planejamento de métodos pedagógicos, competências e habilidades. Entre uma das competências listadas nas orientações Curriculares do Ensino Médio está “Domínio de linguagens próprias à análise geográfica”. Entre as habilidades relacionadas a tal competência, pode-se citar:
Um professor promove um trabalho em grupo. Em uma folha de papel, os alunos devem desenhar um determinado espaço da escola obedecendo as noções de escala cartográfica. Um grupo terá que desenhar o campo de futebol, que é o maior espaço da escola, e outro grupo terá que desenhar uma sala de aula. Comparativamente, entre esses dois grupos, o que desenhará a sala de aula deverá usar a seguinte concepção de escala cartográfica:
Existe um caloroso debate sobre o Aquecimento Global, pois alguns cientistas defendem a ideia de que o homem não possui influência nenhuma nesse fenômeno. A grande maioria dos pesquisadores, contudo, afirma que as ações do homem são causas direta para as mudanças climáticas. A temática é tão importante que envolve as mais diferentes escalas, até políticas locais como tentativas de legislações globais. Atualmente, a grande maioria dos pesquisadores que defendem a ação do homem como importante causa do Aquecimento Global, apresenta a seguinte característica do fenômeno.