50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
No livro Aprender e ensinar na educação infantil, Bassedas (1999), são elaboradas etapas organizadas para direcionar o trabalho na educação infantil, de acordo com a idade das crianças.
Ao reunir capacidades motoras, cognitivas e afetivas e ainda discutir as condições sociais, as autoras conferem um título que esclarece o que foi nomeado de
Matemática não é por si só conhecimento difícil a ponto de traumatizar as crianças. O que pode traumatizá-las é a forma inadequada de apresentá-la na escola. Segundo Smole (2000), o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Ele anima e mantém as redes de conversas e coordena ações. Sobretudo, ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à comunidade da classe, orientando e selecionando aquelas que não ponham em risco algumas de suas finalidades mais essenciais na busca por novos conhecimentos.
Considere as situações a seguir e assinale em qual delas o trabalho do professor favorece a construção da educação matemática.
Conforme Smole (2000): “Na escola infantil, o trabalho com a matemática permanece subjacente, escondido sob uma concepção de treinar as crianças a darem respostas corretas, ao invés de fazê-las compreender a natureza das ações matemáticas”.
De acordo com essa autora, assinale a alternativa que apresenta uma prática contrária ao treino matemático.
Ana Mae Barbosa (2010), ao criar a Abordagem Triangular para o Ensino da Arte, pressupõe um pensamento articulado, no qual o contexto do educando é tomado com relevância frente ao conteúdo ensinado. Considerando que essa proposta interfere diretamente no currículo das linguagens da arte, é correto deduzir que