limpar filtros
Questões por página:

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.


No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

Representam desafios para a formação continuada de professores bilíngues:


1. Falta de capacitação específica para ensino bilíngue: muitos cursos de formação de professores ainda não abordam de maneira adequada as especificidades do ensino bilíngue (Libras-Português).


2. Dificuldades na integração de práticas bilíngues em sala de aula: a formação continuada deve focar na aplicação prática de metodologias bilíngues.


3. Escassez de materiais didáticos adaptados: um dos desafios mencionados é a falta de materiais pedagógicos bilíngues que contemplem tanto Libras quanto a Língua Portuguesa escrita.


4. Falta de programas de formação continuada estruturados: os professores, muitas vezes, não têm acesso a formações continuadas específicas que abordem o ensino bilíngue, o que reforça a necessidade de políticas públicas que promovam cursos de capacitação adequados e contínuos.


5. A inexistência de tecnologias acessíveis para tradução simultânea em Libras e Português: a formação continuada depende de avanços tecnológicos inexistentes devido à falta de investimentos públicos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Qual das seguintes abordagens pedagógicas é considerada mais eficaz para desenvolver habilidades de leitura e escrita em Português?

De acordo com a Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, os sistemas de ensino, em regime de colaboração, deverão desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:


1. Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.


2. Desenvolver diretrizes que permitam a simplificação da Libras para que ela se torne mais acessível para os ouvintes.


3. Garantir aos surdos o acesso às informações e aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.


4. Implementar um programa que permita a utilização da Libras apenas em atividades extracurriculares com a intenção de socializar os alunos surdos.


5. Elaborar e publicar sistematicamente material didático de Língua Portuguesa, específico e para estudantes surdos.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento de material didático bilíngue (Libras-português) para alunos surdos?