limpar filtros
Questões por página:
Mulher,21 anos, chega ao pronto atendimento com queixa de mal-estar, febre e aparecimento de lesões na pele há 96 horas. Exame físico: PA = 80 x 50 mmHg; FC = 100 bpm; eritema difuso e confluente em membros superiores e inferiores, tórax, palmas e plantas dos pés; orofaringe com hiperemia e extenso acometimento da mucosa oral por feridas, sem secreção purulenta. Refere ter iniciado amoxicilina por conta própria, recentemente, para odinofagia.
Assinale a alternativa que apresenta a hipótese e conduta corretas.
Homem,83 anos, hipertenso e diabético, sem história prévia de transtornos mentais, é levado para consulta com a esposa relatando que o marido, nos últimos dois dias, começou a queixar que há pessoas que visitam seu quarto à noite e querem agredi-lo, o que tem gerado bastante agitação noturna. Durante o dia, tem permanecido sonolento, com dificuldade para realizar as atividades cotidianas, até mesmo para se alimentar ou cuidar de sua higiene. O paciente não apresenta queixas e mostra-se aparentemente orientado no momento da consulta. Exame físico sem maiores anormalidades. Exames laboratoriais: hemograma revela 12 800 leucócitos/mm³; exame de urina com 1 milhão de leucócitos e nitrito positivo.
O tratamento correto dos sintomas psiquiátricos será feito com a administração de
Homem,19 anos, apresenta quadro agudo de vômitos incoercíveis, dor abdominal discreta, febre baixa e diarreia com fezes liquefeitas. Refere ter apresentado oito evacuações líquidas nas últimas 24 horas. O quadro iniciou 5 horas após ter ido a um churrasco e ingerido grande quantidade de maionese e carnes.
O agente etiológico mais provável no caso em questão é
Homem,60 anos, etilista de longa data, apresenta confusão mental, oftalmoplegia com nistagmo e ataxia cerebelar de instalação aguda, associados à prostração, hipotensão arterial e hipotermia.
O diagnóstico neurológico emergencial é de
Mulher,42 anos, procura atendimento médico com queixa de caroço na região anterior esquerda do pescoço. Não apresenta outras queixas. Ao exame físico, constatou-se a presença de nódulo na topografia da glândula tireoide, com cerca de 1,5 cm de diâmetro, elástico, indolor, sólido, sem sinais flogísticos e não aderido a planos superficiais e profundos. Não há outras alterações no exame físico. Os níveis séricos de TSH encontravam-se dentro da normalidade e o nódulo foi confirmado em exame de ultrassonografia do pescoço, como classe TI-RADS 5.
A conduta diagnóstica mais apropriada será realizar