Questões da prova:
IV-UFG - 2024 - Prefeitura de Padre Bernardo - GO - Professor - Matemática
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Disciplina:
Pedagogia
A Educação à Distância (EaD) no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras. Sobre a Educação à Distância, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Disciplina:
Pedagogia
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) é um fundo especial, formado por 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que são compostos basicamente por contribuições dos Estados e dos Municípios. A União complementa os recursos dos Fundos, quando não alcançam um valor capaz de garantir uma educação básica de qualidade mínima. A nova forma de complementação da União ao Fundeb, será calculada de acordo com o número de alunos matriculados nas respectivas redes de Educação Básica pública presencial, observadas as diferenças e as ponderações quanto ao valor anual por aluno (VAAF, VAAT ou VAAR) entre etapas, modalidades, duração da jornada e tipos de estabelecimento de ensino. Consideradas as respectivas especificidades e os insumos necessários para a garantia de qualidade da educação, a complementação da União será equivalente a, no mínimo,
Concurso:
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as teorias do currículo, as chamadas Teorias Críticas estão constituídas em torno de grandes categorias teóricas nas quais são enfatizados os conceitos de
Concurso:
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Disciplina:
Pedagogia
O conjunto de transformações da sociedade contemporânea tem provocado um processo de reestruturação dos sistemas educativos e das escolas como as conhecemos. Hoje a escola precisa conviver não somente com outras modalidades de educação não formal, informal e profissional, mas também de se articular e se integrar a elas, a fim de formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo. Para isso,
Concurso:
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto a seguir.
A definição e compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar em termos de Qualidade da Educação precisa considerar as dimensões extraescolares e as dimensões intraescolares. As dimensões extraescolares envolvem os níveis do espaço social e o dos direitos, obrigações e garantias, implicando os aspectos socioeconômico e cultural, uma vez que o ato educativo escolar se dá em um contexto de posições e disposições no espaço social de heterogeneidade e pluralidade sociocultural e de problemas sociais refletidos na escola. Já as dimensões intraescolares incidem diretamente nos processos de organização e gestão, nas práticas curriculares, nos processos formativos, no papel e nas expectativas sociais dos alunos, no planejamento pedagógico, nos processos de participação, na dinâmica da avaliação e, portanto, no sucesso escolar dos estudantes.
Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 27 set.2024. [Adaptado].
Nesta perspectiva de Qualidade da Educação, é necessário
A definição e compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar em termos de Qualidade da Educação precisa considerar as dimensões extraescolares e as dimensões intraescolares. As dimensões extraescolares envolvem os níveis do espaço social e o dos direitos, obrigações e garantias, implicando os aspectos socioeconômico e cultural, uma vez que o ato educativo escolar se dá em um contexto de posições e disposições no espaço social de heterogeneidade e pluralidade sociocultural e de problemas sociais refletidos na escola. Já as dimensões intraescolares incidem diretamente nos processos de organização e gestão, nas práticas curriculares, nos processos formativos, no papel e nas expectativas sociais dos alunos, no planejamento pedagógico, nos processos de participação, na dinâmica da avaliação e, portanto, no sucesso escolar dos estudantes.
Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 27 set.2024. [Adaptado].
Nesta perspectiva de Qualidade da Educação, é necessário