limpar filtros
Questões por página:
Segundo Koch, em “A Coesão Textual” (2009), “A Linguística Textual toma, pois, como objeto particular de investigação não mais a palavra ou frase isolada, mas o texto, considerado a unidade básica de manifestação da linguagem, visto que o homem se comunica por meio de textos e que existem diversos fenômenos linguísticos que só podem ser explicados no interior do texto. O texto é mais do que uma simples soma de frases (e palavras) que o compõem”. Segundo Beaugrande e Dressler (1981), citados por Koch, são fatores ou elementos responsáveis pela textualidade:

I. Coesão. II. Coerência. III. Informatividade. IV. Situacionalidade. V. Intertextualidade. VI. Intencionalidade. VII. Acentabilidade.

Quais estão corretos?
mostrar texto associado
Referente ao texto base, em relação aos processos de subordinação e de coordenação, analise as assertivas a seguir:

I. A oração “de que você, meu caro colega professor, identificou-se com a empresa e seus alunos como seu ___________.” (l.05-06) é classificada como subordinada substantiva completiva nominal, visto que é regida da preposição “de” e completa o sentido da palavra “certeza”. Entretanto, há casos em que esse tipo de oração pode omitir a preposição, conforme nos ensina Cegalla. II. Para Bechara, a oração adjetiva explicativa alude a uma particularidade que não modifica a referência do antecedente e que, por ser mero apêndice, pode ser dispensada sem prejuízo total da mensagem. Observa-se tal ocorrência na linha 08. III. No período “Nosso desafio diário é aproximar os conhecimentos trabalhados em sala do mundo experimentativo dos estudantes [...]” (l.11-12), observa-se a ocorrência de uma oração reduzida. Segundo Cegalla, para desenvolver as reduzidas, substitui-se a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do subjuntivo, mantendo-se o sentido e a forma da frase.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Relativamente aos vocábulos que compõem a expressão “extremamente necessário”, retirada do texto, e à luz do que preconiza Cegalla, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As duas sequências sublinhadas na expressão – “en” e “ss” – são consideradas dígrafos; no entanto, o primeiro é vocálico, e o segundo, consonantal. ( ) A sequência “ss” – dois fonemas consonânticos – é um encontro consonantal. ( ) A letra “x” em “extremamente” representa o fonema /s/.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
mostrar texto associado
Analise as assertivas a seguir sobre determinadas palavras do texto, levando em conta os ensinamentos de Cegalla:
I. A sílaba tônica, em um vocábulo composto por uma ou mais sílabas, é aquela que se destaca por ser proferida com mais intensidade que as outras; sobre ela recai o acento tônico, também chamado de acento de intensidade ou prosódico. No vocábulo “equiparadamente” (l.10), observa-se, além da sílaba tônica (–men), a ocorrência de uma subtônica, com acento secundário. II. As palavras monossílabas, levando em conta a intensidade com que se proferem, podem ser tônicas ou átonas. No texto, “é” (l.04) e “nós” (l.07) são tônicos; “de” (l.09, duas ocorrências) e “los” (l.12) são átonos. III. Vocábulos arrizotônicos são aqueles cujo acento tônico incide no radical, como, por exemplo, em “sonhamos” (l.07).
Quais estão corretas?
mostrar texto associado

Analise as assertivas a seguir, considerando os vocábulos utilizados no texto:


I. Nas linhas 03 e 06, considerando o aspecto ortográfico e o sistema oficial vigente, “público-alvo” preencheria corretamente ambas as lacunas.

II. Na linha 07, a palavra “eclético”, levando em conta a manutenção do sentido e da estrutura, poderia ser substituída por “enigmático”.

III. Pronomes possessivos, segundo Cegalla, referem-se às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de alguma coisa. No primeiro parágrafo do texto, os pronomes “sua” (l.02) e “seu” (l.03) têm referentes distintos, visto que têm gêneros diferentes.


Quais estão corretas?