limpar filtros
Questões por página:
Uma paciente,89 anos, recorre ao serviço de urgência após queda da própria altura ao tropeçar num ressalto do piso de sua casa, apoiando-se com a mão espalmada e cotovelo estendido, referindo dor intensa e incapacidade de mobilização do ombro. O braço se encontrava em ligeira abdução e rotação externa. Sendo assim, espera-se encontrar nessa paciente o sinal semiológico:
No início da manhã, adentra em seu consultório um paciente masculino,6 anos, com marcha claudicante e dor em quadril direito, irradiando para região medial da coxa direita. No exame físico, você notou que o menino apresenta uma atrofia glútea com limitação de abdução e rotação interna do quadril direito. O diagnóstico mais provável é:
Dos exames a seguir, aqueles que obrigatoriamente fazem parte da rotina radiológica do paciente politraumatizado são:
Em pacientes idosos portadores de osteoporose, há o risco aumentado de fraturas do fêmur. Na osteoporose senil, a atividade osteoclástica encontra-se:
Uma mulher,53 anos, busca o serviço de ortopedia, relatando dor no joelho, na maior parte do dia, no decorrer do último mês, e rigidez matinal dessa mesma articulação, com duração inferior a 30 minutos. No exame físico, o ortopedista percebe alargamento ósseo do joelho e crepitação em movimentos realizados de forma ativa. Foi solicitada uma radiografia para avaliação da gravidade do quadro, seguindo a classificação radiográfica de: