limpar filtros
Questões por página:
A avaliação da aprendizagem apresenta reflexões constantes nos ambientes educacionais. A avaliação aparece em vários marcos legais, os quais recomendam acerca da procedência de todos os envolvidos nesse processo, prezando pela qualidade do Ensino e aprendizagem. No art.13 da Lei de Diretrizes e Bases entre as responsabilidades dos docentes principalmente nos itens III a V, que preconizam que os professores incumbir-se-ão de: III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Quanto ao processo de avaliação é CORRETO afirmar que:
A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade cognitiva do homem que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento. Ela é ativada pela estimulação do ambiente exterior (input) e provoca uma modificação do comportamento que é observada como desempenho humano (output). De um lado, em estímulos e respostas e, por outro, em processos internos da aprendizagem (parece ser o pioneiro da teoria de processamento de informação). A teoria exposta é defendida pelo teórico:
“As teorias que o homem constrói para sistematizar seu conhecimento, para explicar e prever eventos, são constituídas de conceitos e princípios. Dentre as filosofias subjacentes das teorias de aprendizagem, vê o que se aprende, a auto-realização da pessoa, seu crescimento pessoal. O aprendiz é visto como um todo - sentimentos, pensamentos e ações – não só o intelecto. Neste enfoque, a aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos. Ela é penetrante, visceral, e influi nas escolhas e atitudes do indivíduo. ” (Moreira,1999, p.16). Consoante à citação apresentada, é CORRETO considerar que uma das teorias filosóficas da aprendizagem é a:
O processo de ensino é uma ação conjunta do professor e dos alunos, na qual o professor estimula e dirige atividades em função da aprendizagem dos estudantes. A aula é a forma didática básica de organização do processo de ensino. A cada aula é uma situação didática especifica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos estudantes. LIBANEO (2013, p.196). Em decorrência das finalidades, princípios, elementos constitutivos e meios da educação escolar. As aulas devem cumprir a exigência de:
O processo de ensino, objeto de estudo da Didática, não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula, tendo em vista que o trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Portanto, a didática é definida como:
I- A disciplina que estuda os objetivos, conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais. II- A Ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social e global. III- Constitui-se de disciplinas propriamente pedagógicas, tais como: a Teoria da Educação, Teoria da Escola, Organização Escolar e Teoria de Ensino.
É CORRETO o que se afirma em: