limpar filtros
Questões por página:
A respeito das tendências pedagógicas brasileiras, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes tendências às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Tendências liberais.
2. Tendências progressistas.

Coluna 2

( ) Renovada não diretiva (Escola Nova).
( ) Libertadora.
( ) Tecnicista.
( ) Tradicional.
( ) Histórico-crítica.
( ) Renovadora Progressivista.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e, de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.

PORQUE

II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A partir das concepções de Libâneo (2015), sustentar o entendimento de que o contexto institucional e sociocultural educa, que o ambiente social existente na escola educa, significa dizer que os modos de funcionamento da escola são práticas educativas, eles educam e ensinam, propiciam aprendizagens, produzem mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Isso pode ser comprovado desde a concepção de gestão que vigora na escola, a estrutura de gestão, o processo de tomada de decisões, as formas de relacionamento entre as pessoas, até o modo como funcionam a entrada das crianças na sala de aula, o relacionamento do pessoal administrativo com os alunos, o relacionamento entre as professoras, a distribuição da merenda, a higiene dos banheiros, a limpeza, etc. São representações dos pensamentos de Libâneo, EXCETO:
Segundo Vidal et al. (2005), assinale a alternativa que contempla as três dimensões da qualidade da educação.
Sobre as concepções de ensino e de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas, analise as seguintes assertivas:

I. A prática de aprendizagem ativa se concentra em uma variedade de ferramentas usadas para envolver cognitivamente os alunos, acumulando conhecimento e desenvolvendo esquemas de uma forma que eles, em certa medida, possuem maior autonomia sobre a aprendizagem.
II. As metodologias ativas visam à proatividade, ao desenvolvimento do raciocínio e à vinculação com a realidade. Alguns exemplos de metodologias ativas são: a aprendizagem baseada em problemas, jogos educativos, a aprendizagem entre pares, a aplicação de métodos de caso e simulações, entre outros.
III. O aprendizado ativo, em relação aos métodos mais tradicionais, não apresenta significativa eficácia, apesar de aumentar a compreensão dos alunos sobre conceitos difíceis de serem apreendidos. Neste âmbito, os alunos participam de várias atividades, tais como leitura, discussão, redação e desenvolvimento de habilidades, das quais algumas das mais importantes são as de avaliação, reflexão, análise e síntese.
IV. Devido às mudanças de perfil do aluno, as instituições de ensino vêm adotando novas formas para o ensino-aprendizagem, tal como a utilização de metodologias mais ativas, corroborando na formação de profissionais como sujeitos sociais, desenvolvendo competências éticas, políticas e técnicas, aperfeiçoando o uso do conhecimento e do raciocínio crítico e analítico, assim como melhorando a aprendizagem e secundarizando notas dos alunos.

Quais estão corretas?