Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2024 - Prefeitura de Aracaju - SE - Professor - Artes
limpar filtros
120 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 24
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Artes Plásticas
No que se refere às relações entre arte, educação e cultura, bem como à pluralidade cultural, julgue o item seguinte.
Ao propor atividades de transversalidade em arte, abordando manifestações artísticas de diferentes grupos étnicos, é importante que o professor contextualize seu significado para o grupo étnico ou cultural que produziu tais manifestações, para que o assunto não seja tratado como folclore.
Ao propor atividades de transversalidade em arte, abordando manifestações artísticas de diferentes grupos étnicos, é importante que o professor contextualize seu significado para o grupo étnico ou cultural que produziu tais manifestações, para que o assunto não seja tratado como folclore.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Artes Plásticas
As identidades indígenas e negras estão articuladas às tradições verificadas nas memórias e nas manifestações artístico-culturais e religiosas de diversos contextos sociais brasileiros. A respeito da arte indígena e da arte africana, julgue o item a seguir.
Hip-hop, capoeira, blocos carnavalescos, afoxés, maracatus, bumba-meu-boi, caboclinhos e ternos de reis são exemplos de manifestações artísticas de origem afro-indígena.
Hip-hop, capoeira, blocos carnavalescos, afoxés, maracatus, bumba-meu-boi, caboclinhos e ternos de reis são exemplos de manifestações artísticas de origem afro-indígena.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Artes Plásticas
As identidades indígenas e negras estão articuladas às tradições verificadas nas memórias e nas manifestações artístico-culturais e religiosas de diversos contextos sociais brasileiros. A respeito da arte indígena e da arte africana, julgue o item a seguir.
A arte afro-brasileira, resultante da fusão entre a base materna africana e os subsídios miscigenados ibéricos e indígenas, surgiu em um contexto de colonização extrativista caracterizado pela extração e pelo processamento da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro.
A arte afro-brasileira, resultante da fusão entre a base materna africana e os subsídios miscigenados ibéricos e indígenas, surgiu em um contexto de colonização extrativista caracterizado pela extração e pelo processamento da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Artes Plásticas
As identidades indígenas e negras estão articuladas às tradições verificadas nas memórias e nas manifestações artístico-culturais e religiosas de diversos contextos sociais brasileiros. A respeito da arte indígena e da arte africana, julgue o item a seguir.
A identidade étnico-racial de um objeto artístico afro-brasileiro somente pode ser reconhecida caso a manifestação artística em questão mantenha todos os seus traços originais.
A identidade étnico-racial de um objeto artístico afro-brasileiro somente pode ser reconhecida caso a manifestação artística em questão mantenha todos os seus traços originais.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Artes Plásticas
As identidades indígenas e negras estão articuladas às tradições verificadas nas memórias e nas manifestações artístico-culturais e religiosas de diversos contextos sociais brasileiros. A respeito da arte indígena e da arte africana, julgue o item a seguir.
O Barroco foi considerado um dos períodos mais ricos da arte afro-brasileira, uma vez que a maioria de seus artistas eram negros e pardos.
O Barroco foi considerado um dos períodos mais ricos da arte afro-brasileira, uma vez que a maioria de seus artistas eram negros e pardos.