limpar filtros
Questões por página:
No primeiro dia em uma nova escola, um professor recebeu orientações acerca do acesso ao sistema da instituição, no qual seria possível realizar o registro de presença dos alunos, das notas dos trabalhos e avaliações, entre outros. A senha de acesso foi gerada, para o professor, nesse mesmo dia, e sua geração segue um padrão lógico conforme os exemplos abaixo:

EU2860BDG AE1673FFN UO0486JGV OA9299MHC

Se a senha do professor seria a primeira depois da última acima demonstrada, pode-se afirmar que ele conseguiria acessar o sistema com a senha:
Um jogo de tabuleiro tem como algumas de suas peças,8 unidades de dados, cada um com seis lados. Apenas 1 desses dados é o clássico conhecido, com números diferentes nas laterais, começando por 1 e seguindo com o aumento de uma unidade por lado, até completar todos os lados. Outros 2 dados possuem três pares de lados com o mesmo número, sendo cada par com um número par diferente encontrado no dado clássico, assim como 3 outros dados possuem também três pares, mas cada par com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico. Os demais dados possuem o mesmo número em todos os lados, cada um desses dados com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico, exceto o maior dos ímpares. Qual seria o valor da soma dos números encontrados em todos os lados de todos os dados desse jogo de tabuleiro?
Considere que existem cinco diferentes conjuntos formados por números, os quais são: P={2,5,8,6}, Q={1,2,8,5}, R={3,4,5,6}, S={9,4,1,0} e T={6,1,8,2}. Inicialmente, foram realizadas uniões desses conjuntos, formando novos: J é a união de P e T; K é a união de Q e S; nessas uniões, se houver elemento repetido nos dois conjuntos de origem, somente um deles é colocado no conjunto da união. Por fim, foi realizada a interseção entre R, J e K; nessa interseção, inclui-se o elemento comum quantas vezes existir considerando todos os conjuntos de origem da interseção. Qual das alternativas apresenta a soma dos elementos desse conjunto interseção?
Os conectivos são fundamentais para construir proposições compostas a partir de proposições simples. Eles estabelecem relações entre as proposições e ajudam a formar argumentos lógicos. Por exemplo, analise a afirmação a seguir:

Ou o professor prepara a aula com antecedência, ou ele improvisa na hora.

Assinale a alternativa que apresenta o conectivo lógico que fora utilizado acima.
Abaixo são apresentadas uma premissa e uma conclusão, as quais podem possuir determinada correlação:

PREMISSA: Se o jovem acordar mais cedo... CONCLUSÃO: ... terá mais tempo antes de ir à escola.

Considerando ambas as afirmações acima, assinale a alternativa que melhor avalia a validade da argumentação.