50 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 10
Questões por página:
Leia o trecho a seguir.
Em comparação com o Ensino Fundamental, a BNCC de Língua Portuguesa para o Ensino Médio define a progressão das aprendizagens e habilidades levando em conta, por exemplo:
I- A complexidade das práticas de linguagens e dos fenômenos sociais que repercutem nos usos da linguagem (como a pós-verdade e o efeito bolha);
II- A consolidação do domínio de gêneros do discurso/gêneros textuais já contemplados anteriormente e a ampliação do repertório de gêneros, sobretudo dos que supõem um grau maior de análise, síntese e reflexão;
III- A manutenção da simplicidade dos textos lidos e produzidos em termos de temática, estruturação sintática, vocabulário, recursos estilísticos, orquestração de vozes e semioses.
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_sit e.pdf)
Indique a alternativa correta quanto ao contexto apresentado
Leia o fragmento a seguir.
Como linguagem artisticamente organizada, a literatura enriquece nossa percepção e nossa visão de mundo. Mediante arranjos especiais das palavras, ela cria um universo que nos permite aumentar nossa capacidade de ver e sentir.
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_sit e.pdf)
Considerando o contexto apresentado acima, endente-se que:
Leia o trecho a seguir.
Do ponto de vista das práticas contemporâneas de linguagem, ganham mais destaque, no Ensino Médio, a cultura digital, as culturas juvenis, os novos letramentos e os multiletramentos, os processos colaborativos, as interações e atividades que têm lugar nas mídias e redes sociais, os processos de circulação de informações e a hibridização dos papéis nesse contexto (de leitor/autor e produtor/consumidor).
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_sit e.pdf)
Indique a alternativa em que os dois fenômenos citados estão dentro do padrão conceitual previsto no contexto apresentado acima.
Leia o texto a seguir.
O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo:
Estratégias de leitura.
I- Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos; Inferência: contexto para interpretar o texto, independe dos conhecimentos de mundo, por estar restrito ao texto.
II- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.
III- Seleção: utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante; Verificação: confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê.
Para tentar atribuir significado a um texto, o educando colocará em foco tudo o que sabe sobre a língua. Uma boa situação de aprendizagem é aquela em que o educador propõe atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis.
(http://portal.mec.gov.br/)
Considerando o contexto apresentado e a totalidade dos itens, considera-se correta a alternativa:
Leia o fragmento a seguir.
[...] durante o Ensino Médio, os jovens devem desenvolver uma compreensão e análise mais aprofundadas e sistemáticas do funcionamento das diferentes linguagens. Além disso, _________, para ampliar suas possibilidades de aprender, de atuar socialmente e de explicar e interpretar criticamente os atos de linguagem.
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_sit e.pdf)
Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna conforme o contexto acima.