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Leia o enunciado a seguir, observando as lacunas existentes:


No ____________________, os espectadores passam a ser espect-atores, pois, em vez de afastados da cena e alienados na identificação catártica acrítica, são convidados a participar debatendo e apresentando suas saídas para as situações-limite encenadas.


Este é um método teatral em que a construção do drama é realizada por pessoas que sofrem opressões, conceitualmente consideradas entraves para a realização de desejos e para a experiência de uma vida livre, democrática, humana. O drama é real e estético, teatral e cotidiano, com características próprias que visam facilitar o diálogo com a plateia.


O termo que preenche CORRETAMENTE a lacuna é:

Rosa Iavelberg afirma que “aprender a arte envolve a ação em distintos eixos de aprendizagem: fazer, apreciar e refletir sobre a produção social e histórica da arte, contextualizando os objetos artísticos e seus conteúdos.”

Analise as sentenças a seguir, de acordo com o papel do professor apontado por Rosa Iavelberg em seu livro “Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores”.


I- O papel do professor é importante para que os alunos aprendam a fazer arte e a gostar dela ao longo da vida, mesmo que tal gosto por aprender não nasça da qualidade da mediação que os professores realizam entre os aprendizes e a arte.


II- É necessário que o professor seja um “estudante" fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir aos seus alunos a vontade de aprender. Nesse sentido, um professor mobilizado para a aprendizagem contínua, em sua vida pessoal e profissional, saberá ensinar essa postura a seus estudantes.


III- Um professor que entra em sintonia com as formas de vinculação de cada estudante, como saber estar mais apto a instigar o aluno a atribuir significado à arte, resolver problemas no fazer artístico e propor questões com suas poéticas pessoais, desenvolvendo critérios de gosto e valor em relação às suas atividades artísticas – e de seus pares – e aos objetos de arte.


Está(ão) CORRETO(S):



De acordo com o Dicionário Michaelis da língua portuguesa, a palavra improvisar significa: “criar, dizer, compor ou organizar algo às pressas, sem preparo prévio.” Porém, se tratando de improviso em arte, não significa dizer que a arte improvisada foi feita às pressas ou sem preparo prévio. A respeito do tema, analise as sentenças a seguir sobre a improvisação em dança:


I- Improvisação significa dança livre, sem regras, sem objetivo.


II- Improvisar é dançar, permitindo a indeterminação de certos elementos.


III- A improvisação em dança pode ter regras e objetivos.


IV- A improvisação pode ser um momento de soltar o corpo, experimentar movimentos diferentes, ampliar a imaginação corporal, perceber limites do seu corpo, dentre outros.


Está(ão) CORRETO(S):

Patrice Pavis, em seu livro Dicionário de Teatro (2008), traz a concepção do que seria a estética teatral. Sobre o tema, leia a citação do autor a seguir, observando as lacunas existentes.

“A estética, ou ciência do ___________ e filosofia das _________. É uma teoria geral que transcende as obras particulares e dedica-se a definir os critérios de julgamento em matéria artística e, por tabela, o vínculo da obra com a realidade. Ela é assim levada a demarcar a noção de _________: de onde provêm, pergunta-se ela, o prazer da contemplação, a catarse, o trágico e o cômico? Como apreender o espetáculo esteticamente e não em função de um critério de verdade, de autenticidade ou realismo? A estética (ou a _________) teatral formula as leis de _________ e de funcionamento do texto e da cena. Ela integra o sistema teatral num conjunto mais amplo: gênero, teoria da literatura, sistema das belas-artes, categoria teatral ou dramática, teoria do belo, filosofia do conhecimento.” (Pavis,2008, p.145).

“Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (Brito,2003, p.36)

Sobre as categorias de Delalande e suas características, assinale V para verdadeiro ou F para falso:


(__) A construção é feita desde os primeiros meses de vida, a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.


(__) A expressão é a representação que define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.


(__) A exploração aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: