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AEVSF/FACAPE - 2024 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor do Fundamental 1
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Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento de caráter normativo dispõe de um conjunto de diretrizes educacionais e curriculares em orientação às escolas na organização das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em função de uma educação sólida, uniforme e de qualidade.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao legislar sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, veio garantir que todas as crianças e adolescentes sejam dignos de atenção, proteção e cuidados especiais. Fruto de uma luta social, o ECA é um documento normativo e de consulta em função da promoção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes brasileiras.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei.
IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei.
IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Como um conjunto de leis que regem a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, a maior lei educacional do país, vem desde a sua implantação até os dias atuais enriquecida de atualizações e enfoques ao versar sobre os princípios e fins da educação infantil a educação superior.
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, diante da evolução acelerada das tecnologias, a educação não pode permanecer inerte à sua influência, sobretudo aquelas relacionadas à informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem como forma de tornar as aulas mais atrativas e oportunizar a construção de conhecimentos de forma autônoma e significativa. Isso remete, a importância da introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como estratégias de inovações metodológicas para a aprendizagem em uma sociedade demarcada por conceitos, valores e culturas que demandam novas formas de comunicação e obtenção de conhecimentos.
Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-ecomunicacao-como-recurso-didatico-pedagogicono-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 30 mar.2024. (adaptado)
A partir das informações, apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. O uso da informática como ferramenta pedagógica oferece um aumento na eficácia e na qualidade do ensino.
II. Na Educação Infantil ao utilizar as TIC o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades, gerar a capacidade de criar novas ideias e estimular sua relevância para as tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.
III. A utilização das tecnológicas na educação não podem se tornar uma ferramenta principal para o processo de ensino-aprendizagem, mas sim, um mecanismo que proporcione a mediação entre aluno, professor e saberes escolares.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-ecomunicacao-como-recurso-didatico-pedagogicono-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 30 mar.2024. (adaptado)
A partir das informações, apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. O uso da informática como ferramenta pedagógica oferece um aumento na eficácia e na qualidade do ensino.
II. Na Educação Infantil ao utilizar as TIC o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades, gerar a capacidade de criar novas ideias e estimular sua relevância para as tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.
III. A utilização das tecnológicas na educação não podem se tornar uma ferramenta principal para o processo de ensino-aprendizagem, mas sim, um mecanismo que proporcione a mediação entre aluno, professor e saberes escolares.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
A importância da aprendizagem em todos osníveis de escolaridade, principalmente naeducação infantil, quanto ao processo dealfabetização numa perspectiva de letramentotem intensificado para além da compreensãocomo ato de ler e escrever, mas comoaprendizagens significativas e de forma efetivacapazes de propiciar às crianças não apenas odesenvolvimento cognitivo, mas a aquisiçãoadequada de habilidades que serão usadas aolongo de toda a vida cidadã.
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em: