Filtrar


Questões por página:
A respeito de oxigenoterapia, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A administração de oxigênio, como tentativa de correção da hipoxemia, é indicada quando a PO2 arterial e a saturação do sangue arterial caem.
( ) A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio a uma concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera, ou seja, fração de oxigênio inspirado superior a 25%.
( ) Sinais clínicos como modificações no estado mental, dispneia, hipotensão arterial, bradicardia e extremidades frias podem ser indícios de hipoxemia. Tal condição pode ser confirmada com a monitoração de ácido lático sérico.
Ao realizar o exame das mamas, a inspeção estática deve ser realizada na pessoa com os membros superiores ao longo do corpo, sentada, tronco desnudo, voltada para o examinador e para a fonte de luz. Quanto à forma do mamilo, assinalar a alternativa CORRETA.
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença do colágeno autoimune inflamatória que acomete quase todos os órgãos do corpo. Sobre o LES, analisar os itens.

I. O LES resulta de um distúrbio da regulação imune, que leva à produção exagerada de autoanticorpos.
II. Os sintomas sistêmicos relacionados ao lúpus incluem febre, fadiga, perda de peso e, possivelmente, artrite e pleurite.
III. Quando afeta o sistema renal, ocorre nefrite, designada como nefrite lúpica. São observados níveis séricos diminuídos de creatinina e hipertensão arterial.
IV. Os exames de sangue revelam anemia leve, plaquetas elevadas, leucocitose ou leucopenia e anticorpos antinucleares positivos.

Está CORRETO o que se afirma:
Com base no Código de Ética de Enfermagem, as infrações serão consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Em relação a isso, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Infrações Leves. (2) Infrações Moderadas. (3) Infrações Graves. (4) Infrações Gravíssimas.

( ) Aquelas que provoquem a morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa.
( ) Aquelas que provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.
( ) Aquelas que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições ou ainda que causem danos patrimoniais ou financeiros.
( ) Aquelas que provoquem perigo de morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.
De acordo com os critérios para diagnóstico das infecções hospitalares, baseando-se na Portaria nº 2.616/1998, são princípios:

I. Evidências de estudos com métodos de imagem.
II. Evidência clínica, derivada da observação direta do paciente.
III. Biópsia e outros.

Está CORRETO o que se afirma: