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A Lei de Acesso à Informação foi um marco importante na legislação brasileira, representando um avanço em termos de transparência e acesso à informação pública. Em consonância com a Lei de Acesso à Informação, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme o art.216 da Constituição Federal de 1988, por qualquer meio legítimo.


Esse pedido de acesso à informação deve conter a

O índice onomástico é um índice utilizado em arquivos, bibliotecas e centros de documentação para referenciar ou agrupar documentos.


Para a geração de índice onomástico do qual constem os produtores, sob forma normalizada, o arquivista deve observar as orientações básicas da

Para apoiar os procedimentos e as operações técnicas de gestão arquivística de documentos, o arquivista necessita utilizar uma série de instrumentos, dentre os quais o inventário.


O inventário tem por finalidade

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) é um instrumento para a padronização e a descrição de documentos arquivísticos.


Segundo a Nobrade, indicar a existência e a localização, ou inexistência, dos originais de uma unidade de descrição constituída por cópias é um objetivo de um dos subitens da área de

Os documentos de arquivo são classificados segundo o gênero, a espécie e a natureza do assunto.


São exemplos de classificação quanto à espécie: