Filtrar


Questões por página:
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são alguns dos maiores problemas no campo da saúde do trabalhador, representando uma das maiores causas de seu adoecimento.

Que diagnóstico sindrômico tem relação com a atividade laboral, apresentada a seguir?
A síndrome de burnout é um processo desencadeado por excessivos e prolongados níveis de estresse no trabalho. As equipes de saúde compõem um dos grupos profissionais mais relacionados com o diagnóstico dessa síndrome.

O seguinte fator organizacional está relacionado com o desenvolvimento desse quadro clínico em profissionais de saúde:
A análise de carga de trabalho consiste em identificar os constrangimentos da tarefa e os descritores do esforço.

Assim sendo, constrangimento é definido como
Profissional do sexo masculino, com 57 anos, trabalha no setor de conservação e restauro desde os 25 anos, apresentando nos últimos 3 meses quadro de fadiga, perda de memória, irritabilidade e alterações de humor, diminuição da libido, anorexia leve, mialgia generalizada, pirose, parestesias e paresia. Relata que, quando mais jovem, teve episódios de dor abdominal tipo cólica de forte intensidade, náuseas, vômitos, anorexia e constipação intestinal. O quadro regredia com o repouso, e, muitas vezes, foi atribuído à sua alimentação no trabalho. Em um desses episódios de dor abdominal, teve suspeita de hepatite porque a urina ficou escura e os olhos amarelados. Da mesma forma que os episódios anteriores, o quadro regrediu com repouso em casa.

Diante desse quadro clínico, considerando-se idade, sexo e ocupação, qual deve ser o diagnóstico?
De acordo com a legislação brasileira, que agravo é considerado como doença relacionada ao trabalho causada por agente físico?