Filtrar


Questões por página:
Uma grande organização pública decidiu reformular sua estrutura administrativa, focando em princípios como a ênfase nos objetivos, a flexibilidade organizacional e a busca pela eficiência operacional. Para isso, adotou um modelo de gestão que valoriza a administração por objetivos (APO), a descentralização das decisões e a aplicação prática dos conceitos da Administração Clássica, mas de forma mais adaptável às realidades contemporâneas. O modelo que melhor explica essa abordagem gerencial é a Teoria:
Jussara Hoffman (1991) discorreu amplamente sobre a avaliação da aprendizagem e o conceito de avaliação mediadora. Em relação à avaliação mediadora, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Deve-se realizar discussões com os alunos para que expressem suas ideias e dúvidas.
( ) Recomenda-se realizar provas classificatórias atribuindo notas a cada tarefa dos alunos.
( ) É indicado identificar as necessidades específicas de cada aluno, ajustando a abordagem de aprendizagem.
( ) Deve-se estabelecer uma relação dialética entre professor e aluno, em que ambos são sujeitos do processo educativo.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ao longo das décadas, a educação passou por diversas transformações significativas, refletindo as mudanças sociais, tecnológicas e culturais da sociedade. Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes etapas da educação às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Educação 1.0.2. Educação 2.0.3. Educação 3.0.4. Educação 4.0.5. Educação 5.0.
Coluna 2
( ) Tecnologia aliada às competências socioemocionais e contribuição do estudante para o meio social.
( ) Maior estímulo e desenvolvimento dos estudantes, promoção da autonomia e criatividade.
( ) Educação predominantemente religiosa, marcada pela figura do professor como detentor do saber transmitido ao estudante.
( ) Educação voltada para o mundo do trabalho, sendo a memorização e a repetição os processos fundamentais.
( ) Maior autonomia e busca pelas tecnologias, como realidade aumentada, robôs, impressão 3D e alta conectividade.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A educação digital escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades, a partir do estímulo ao letramento digital e informacional e à aprendizagem de computação, de programação, de robótica e de outras competências digitais.

PORQUE

II. Os estudantes brasileiros precisam desenvolver competências digitais com o intuito de atuar no setor tecnológico do mercado de trabalho.



A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI – 2008) reafirmou o compromisso da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU – 2006). A PNEEPEI tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação às escolas regulares. São garantias que promovem esses objetivos, EXCETO: