Filtrar


Questões por página:
Durante a fase de alfabetização, é fundamental considerar a perspectiva infantil, entendendo o modo como as crianças percebem o mundo e o processo de aprendizagem. De acordo com a psicopedagogia, qual estratégia pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e motivação da criança na alfabetização?
De acordo com a psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o processo de construção da leitura e da escrita segue etapas evolutivas que refletem o pensamento da criança sobre a linguagem. Qual das alternativas a seguir corresponde a uma das fases desse processo, indicando que a criança já compreende a relação entre o som e a letra?
A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia que ganha espaço nas escolas brasileiras, focando no protagonismo do estudante. Como essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas nos alunos?
O compromisso social e ético do professor brasileiro vai além da sala de aula, envolvendo a formação crítica e cidadã dos estudantes. Considerando os desafios enfrentados por um educador em um país marcado por desigualdades sociais e diversidade cultural, como o professor pode exercer seu papel de forma ética e comprometida com a transformação social?
A cognição pode ser definida como os processos conscientes e inconscientes pelos quais o conhecimento é acumulado. Esses processos cognitivos incluem pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Estas são funções de nível superior do cérebro e abrangem linguagem, imaginação, percepção e planejamento. Ou seja, a cognição é um estado ou experiência de conhecimento que pode ser distinguido de uma experiência de sentimento ou desejo. Existem muitos tipos diferentes de processos cognitivos.
Relacione as habilidades cognitivas:
1) Permite que as pessoas se concentrem em um estímulo específico no ambiente.
2) É um processo cognitivo que envolvem a capacidade de compreender e expressar pensamentos por meio de palavras faladas e escritas. Permite a comunicação com outras pessoas e desempenha um papel importante no pensamento.
3) Requer processos cognitivos envolvidos em assimilar coisas novas, sintetizar informações e integrá-las ao conhecimento prévio.
4) É uma importante habilidade cognitiva, que permite às crianças em processo de alfabetização codificar, armazenar e recuperar informações. É um componente crítico no processo de aprendizagem e permite que as elas retenham conhecimento sobre o mundo e suas histórias pessoais.
5) É uma parte essencial de todo processo cognitivo. Ele permite que as crianças se envolvam na tomada de decisões, na solução de problemas e em um raciocínio mais elevado.