Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


A formação do professor usando tecnologias pedagógicadigitais desenvolve-se numa abordagem que privilegia as múltiplas interações entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem, pode viabilizar a abordagem da formação reflexiva e contextualizada permitindo ao formador conhecer e participar do dia a dia do professor-cursista na sua realidade escolar que se depara com grande aparato tecnológico que habita o conhecimento dos alunos. As tecnologias e mídias digitais devem fazer parte do repertório do professor, que ao incorporá-las ao processo de ensino e aprendizagem, deverá refletir sobre suas finalidades enquanto ferramenta de aprendizagem.



SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. 1ª edição. Jundiaí: Paco Editorial,2019.


O trecho acima apresenta uma visão da educação mediada por tecnologias

São posturas que o discente assume através das metodologias ativas:
I. Passiva e memorizadora. II. Crítica e consciente. III. Capacidade de transformar-se. IV. Tornar-se transformador do seu contexto.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de metodologias que tem como finalidade uma educação crítica e problematizadora da realidade, cujo foco está no estudante como protagonista da sua aprendizagem, sendo o estudante o centro do processo de construção do conhecimento, ancorado na ideia de autonomia e pensamento crítico-reflexivo.
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos meios de representação do conteúdo, de execução e de engajamento na tarefa.
As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação de desigualdades. Para isso, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, ou seja: