Filtrar


Questões por página:
Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua, registra-os e comunica-os.
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/4477/fasciculo_6_15841022072542_4477.pdf.)

Sobre as alternativas de tecnologia assistiva apresentadas, é conhecimento pertinente que:
A educação vem passando por grandes transformações e as instituições de ensino estão sendo intimadas a repensarem suas práticas de ensino e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas estão alinhadas com a educação na contemporaneidade e vêm sendo impulsionadas em conjunto a novas práticas, mediadas pelo uso de tecnologias. Elas representam uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo sua atuação como protagonista de sua experiência educativa. Considerando as implicações pedagógicas no uso das metodologias ativas, podemos afirmar que:

BACICH e MORAN (2017) apresentam algumas práticas pedagógicas na educação básica e superior articulando conteúdos, procedimentos, espaços e tempos aos interesses, questões e necessidades dos estudantes do século 21.


As metodologias analisadas pelos autores que compõem os capítulos do livro são denominadas:

Considerando as implicações do trabalho da equipe multidisciplinar na construção de um currículo inclusivo, qual das seguintes proposições reflete a intersecção entre as práticas colaborativas da equipe e a promoção de um ambiente educacional que atende às diversas necessidades dos alunos?

Miguel é um estudante de 10 anos do 4° ano do Ensino Fundamental; é bastante curioso e criativo e possui o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele se interessa por atividades práticas e experimentais, no entanto, está apresentando dificuldades em acompanhar atividades que envolvem textos longos ou exercícios repetitivos.


A professora de Miguel, considerando suas necessidades e seus interesses, passou a dividir as atividades em blocos menores, além disso, ampliou o uso de atividades práticas na rotina do estudante e introduziu materiais didáticos com componentes visuais, como ilustrações, símbolos, gráficos etc.


As medidas adotadas pela professora de Miguel podem ser consideradas como: