Questões de Concurso
Filtrar
845 Questões de concurso encontradas
Página 55 de 169
Questões por página:
Questões por página:
Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a atuação e o papel do supervisor educacional, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O supervisor educacional é responsável apenas pelo controle das atividades realizadas em sala de aula, não sendo necessária sua intervenção no planejamento ou acompanhamento dos processos educativos.
( ) A atualização constante e o compromisso com uma aprendizagem significativa para o aluno são aspectos fundamentais para o desempenho do supervisor educacional.
( ) A LDB reconhece o supervisor educacional como profissional docente extraclasse, exigindo para essa função a formação em Pedagogia.
( ) O supervisor educacional deve ser flexível e dinâmico, adaptando suas estratégias para atender às necessidades educacionais e colaborar no desenvolvimento integral dos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O supervisor educacional é responsável apenas pelo controle das atividades realizadas em sala de aula, não sendo necessária sua intervenção no planejamento ou acompanhamento dos processos educativos.
( ) A atualização constante e o compromisso com uma aprendizagem significativa para o aluno são aspectos fundamentais para o desempenho do supervisor educacional.
( ) A LDB reconhece o supervisor educacional como profissional docente extraclasse, exigindo para essa função a formação em Pedagogia.
( ) O supervisor educacional deve ser flexível e dinâmico, adaptando suas estratégias para atender às necessidades educacionais e colaborar no desenvolvimento integral dos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia política e pedagógica que visa à melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde e do atendimento às necessidades da população. Sobre a EPS, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Tem como objetivo melhorar o método educacional em saúde, transformar o processo de trabalho e qualificar continuamente os profissionais.
II. Caracteriza-se por valorizar o trabalho como fonte de conhecimento e por vincular o cotidiano dos profissionais ao processo de aprendizagem.
III. As ações educativas promovidas pela EPS são orientadas para a integração e colaboração entre profissionais de saúde de diferentes formações, estimulando o trabalho inter e multiprofissional.
IV. Na EPS, é fundamental a construção de espaços coletivos para reflexão e avaliação dos processos de trabalho, mudando a prática e promovendo melhorias nos serviços de saúde.
I. Tem como objetivo melhorar o método educacional em saúde, transformar o processo de trabalho e qualificar continuamente os profissionais.
II. Caracteriza-se por valorizar o trabalho como fonte de conhecimento e por vincular o cotidiano dos profissionais ao processo de aprendizagem.
III. As ações educativas promovidas pela EPS são orientadas para a integração e colaboração entre profissionais de saúde de diferentes formações, estimulando o trabalho inter e multiprofissional.
IV. Na EPS, é fundamental a construção de espaços coletivos para reflexão e avaliação dos processos de trabalho, mudando a prática e promovendo melhorias nos serviços de saúde.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre os processos de aprendizagem na educação, as teorias e práticas relacionadas aos processos de aprendizagem e seu impacto no desenvolvimento educacional, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O processo de aprendizagem envolve a construção ativa do conhecimento, na qual o aluno interage com o conteúdo, relacionando-o com experiências anteriores.
( ) Teorias de aprendizagem construtivistas, como as de Piaget e Vygotsky, destacam o papel da interação social e do ambiente como fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo.
( ) A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno memoriza o conteúdo, mesmo quando não consegue relacioná-lo ao seu conhecimento prévio.
( ) O feedback imediato e construtivo no processo de aprendizagem é um dos fatores que contribui para o avanço da compreensão do aluno, pois permite que ele ajuste suas ações e raciocínios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O processo de aprendizagem envolve a construção ativa do conhecimento, na qual o aluno interage com o conteúdo, relacionando-o com experiências anteriores.
( ) Teorias de aprendizagem construtivistas, como as de Piaget e Vygotsky, destacam o papel da interação social e do ambiente como fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo.
( ) A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno memoriza o conteúdo, mesmo quando não consegue relacioná-lo ao seu conhecimento prévio.
( ) O feedback imediato e construtivo no processo de aprendizagem é um dos fatores que contribui para o avanço da compreensão do aluno, pois permite que ele ajuste suas ações e raciocínios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: