Filtrar


Questões por página:
É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,2002, p.217.

Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.

Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.27.

No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,
Considerando a trajetória da educação especial no Brasil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos históricos às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Colonial.
2. Imperial.
3. Republicano.

Coluna 2
( ) Neste período, tem início a oferta de outros serviços às pessoas com deficiência, como a Escola Borges de Medeiros e a Escola Delfina Dias Ferraz, ambas no Rio Grande do Sul.
( ) Ocorre a fundação de duas importantes instituições: o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto de Surdos-Mudos, ambos mantidos e administrados pelo poder central.
( ) Neste período, as Santas Casas de Misericórdia exerceram papel importante na educação das pessoas com deficiência, considerando que eram responsáveis por acolher pobres, doentes e abandonados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O ensino no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas no período colonial, quando estabeleceram as primeiras escolas formais. Essas escolas tinham objetivos claros relacionados à educação religiosa e eram voltadas principalmente para um público específico. Sobre o ensino jesuítico no Brasil Colonial, é correto afirmar que: