Filtrar


Questões por página:
A temperatura é fator extrínseco na preparação e conservação de alimentos de maior importância e capaz de reduzir os microrganismos a níveis aceitáveis de contaminação, ou até mesmo eliminá-los ou retardar a sua multiplicação. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
Em uma unidade de alimentação e nutrição, serão fornecidas 500 refeições no turno do almoço. O cardápio tem como proteína o peito de frango, política de compra semanal, com peso líquido (PL) = 100 g, per capita bruto (PB) = 120 g, margem de segurança = 10% do total obtido e quantidade excedente no estoque = 10 kg.
Nessa situação hipotética, a quantidade de frango a ser adquirida para confecção única na semana é de
o que diz respeito ao preparo de alimentos, segundo a Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004, afirma-se:
I - As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente somente pelo tempo mínimo necessário para a preparação do alimento. II - Quando as matérias-primas e os ingredientes não forem utilizados em sua totalidade, devem ser adequadamente acondicionados e identificados com, no mínimo, as seguintes informações: designação do produto, data de fracionamento e prazo de validade após a abertura ou retirada da embalagem original. III - O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo,60ºC (sessenta graus Celsius). IV - Os óleos e gorduras utilizados devem ser aquecidos a temperaturas não superiores a 200ºC (duzentos graus Celsius), sendo substituídos imediatamente sempre que houver alteração evidente das características físico-químicas ou sensoriais. V - O descongelamento de alimentos deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente à cocção.
É correto o que se afirma em:
Segundo a Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004, no que diz respeito à “Edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios”, é incorreto afirmar:
A Resolução RDC nº 727 de 1 de julho de 2022 do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre a rotulagem dos alimentos embalados. Quanto a esta rotulagem, assinale a alternativa que NÃO contém itens que devem ser obrigatoriamente declarados.