Filtrar


Questões por página:
Qual a temperatura máxima para conservação, sob refrigeração, da amostra de cada sessão preparada de nutrição enteral, para contraprova, segundo a RDC nº 63, de 6 de julho de 2000?
Para o planejamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar é necessário considerar a dimensão mínima para cada área. Qual a dimensão mínima para um refeitório de um hospital, que produz e distribui 130 refeições, por dia, para os seus funcionários?
De acordo com a portaria 540/97 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o aditivo alimentar “é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais”. Podendo ter diversas funções nos alimentos, como: agente de massa, antiespumante, antioxidante, corante, conservador, espessante, edulcorante, dentre outros.
Em relação aos edulcorantes utilizados nos alimentos, segue abaixo os dois tipos (naturais e artificiais) e os seus exemplos. Assim, relacione-os corretamente.
(1) Naturais.
(2) Sintéticos.
( ) Sorbitol, Manitol.
( ) Sacarina, Ciclamato.
( ) Aspartame, Acesulfame-k.
( ) Sacarina, Aspartame.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Na indústria alimentícia, diversas análises devem ser efetuadas para monitorar a qualidade das matérias-primas, dentre elas, temos as análises de perfil de textura e o teor de sólidos solúveis (BRIXº). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os respectivos equipamentos utilizados para estas análises.
Em um processo produtivo alimentício, durante todas as suas etapas que vai desde a matéria-prima até o produto final, as boas práticas de fabricação (BPF) devem fazer parte a fim de garantir a segurança do que é produzido. Para atender a legislação sanitária, o estabelecimento produtor e processador de alimentos deve seguir a implantação dos requisitos necessários das boas práticas. Em relação a esses requisitos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I- Os manipuladores devem seguir normas de higiene e conduta pessoal, quando necessário.
II- As instalações e os equipamentos devem ser projetados de modo a garantir que o risco de contaminação seja minimizado.
III- As edificações devem ser mantidas em boas condições de conservação para evitar o acesso de pragas e eliminar os locais potenciais para sua proliferação.
IV- Os serviços de alimentação devem especificar os critérios para avaliação e seleção dos fornecedores de matérias-primas, ingredientes e embalagens.