Filtrar


Questões por página:
Uma maneira de calcular a quantidade de profissionais de enfermagem para uma unidade de internação é utilizando a fórmula: QP = Km x THE, onde QP é a quantidade de profissionais de enfermagem, THE é o total de horas de enfermagem e Km a Constante Marinho. A Constante Marinho é um coeficiente baseado:
Tomasi et al (2001) afirma que “o dimensionamento de pessoal de enfermagem é a etapa inicial do processo de provimento de recursos humanos que tem como objetivo definir a previsão da quantidade de funcionários para o atendimento das necessidades de assistência de enfermagem prestada à clientela”. Para dimensionar o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais de enfermagem para a cobertura assistencial nas instituições de saúde, o Conselho Federal de Enfermagem estabeleceu, através da Resolução COFEN nº 293/2004, alguns parâmetros, e entre eles estão as características da instituição/empresa. Entre essas características estão, EXCETO:
A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), formalizada em 1996, viabiliza parcerias entre instituições de segmentos técnicos e científicos nacionais promovendo a organização e a manutenção de uma base de indicadores relativos ao estado de saúde da população e aos aspectos sociais, econômicos e organizacionais que influenciam e determinam a situação de saúde. Dentre os instrumentos operacionais da Ripsa destaca-se a matriz de indicadores e sobre esse instrumento é INCORRETO afirmar que
Cabe ao enfermeiro responsável por uma unidade de saúde assegurar os recursos materiais necessários em quantidade e qualidade para a realização das atividades inerentes ao setor. Desta forma torna-se necessário conhecer a classificação dos materiais, que está descrita abaixo.
 
I. Finalidade
II. Matéria-prima
III. Tamanho
IV. Função controle
V. Função da guarda
 
( ) pequeno, médio e grande.
( ) oxigenoterapia, cateterismo.
( ) plásticos, silicone, metais, vidro, tecido.
( ) material fixo, móvel ou circulante.
( ) perecível, inflamável, frágil, pesado, tóxico. 
 
A correlação correta, de cima para baixo é:
Atualmente, para que as organizações consigam conquistar bons resultados, é essencial o gestor investir em atividades que visem à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Ao realizar um levantamento que caracteriza as percepções dos colaboradores internos sobre temas e itens que, caso apresentem distorções indesejáveis, afetam negativamente o nível de satisfação dos colaboradores na situação de trabalho, o gestor, de acordo com Chiavenato, estará realizando