Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ponto de articulação é a área no espaço, em contato com o corpo, onde o sinal é articulado.
Leite e McCleary (2009), no capítulo intitulado “Estudo em diário: Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte”, mostram que, entre os aspectos linguísticos relativos à aprendizagem da ASL destacados por Jacobs (1996) estão: a modalidade da língua, a datilologia ou soletração manual, os classificadores e os sinais não-manuais. No ritmo natural do discurso espontâneo, um destes é um dos aspectos mais difíceis de serem alcançados pelos ouvintes, exigindo uma prática muito maior do que se costuma pressupor. Marque a alternativa que, segundo os autores, apresenta CORRETAMENTE este aspecto:
A Direcionalidade em Línguas de Sinais, conforme apresentada por Battison e Felipe, bem como por outros pesquisadores da Língua Americana de Sinais e da Língua Brasileira de Sinais, pode ser identificada também como:
No âmbito dos estudos lexicográficos e lexiológicos das Línguas de Sinais, assinale a alternativa que apresenta um item que NÃO consta no léxicon composto na pesquisa de Nascimento (2009):

Sobre as expressões não manuais em Línguas de Sinais, julgue as alternativas abaixo, colocando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) As expressões não manuais em Língua de Sinais podem ser identificadas como camadas nos componentes das expressões do corpo e da face, assim propõe-se a seguinte divisão: em nível inferior e superior.

( ) A porção inferior da face é usada para dar informações adjetivas e adverbiais. A boca, a língua e as bochechas estão associadas a um item lexical específico ou a orações.

( ) As expressões faciais não fazem parte do nível gramatical em Línguas de Sinais, sendo apenas elementos complementares linguísticos em nível de sinalização/oralidade.

( ) As expressões faciais não representam ou potencializam os tipos de frases em Libras, por exemplo, exclamativa, interrogativas e negativas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.