Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Quanto à assistência e responsabilidade técnica, analise as assertivas abaixo:


I. É permitido o funcionamento de farmácia sem a assistência do técnico responsável, pelo prazo de até noventa dias, período em que não serão aviadas fórmulas magistrais ou oficinais, nem vendidos medicamentos sujeitos a regime especial de controle.

II. É facultado à farmácia manter serviço de atendimento ao público para aplicação de injeções.

III. A Farmácia poderá manter técnico responsável substituto, para os casos de impedimento ou ausência do titular.


Quais estão corretas?

Analise as assertivas abaixo sobre indicadores de saúde:

I. Os indicadores de saúde têm a capacidade de mensurar uma característica de saúde em uma determinada população.
II. Não devem ser usados para descrever as necessidades de atenção de saúde de uma população ou a carga de doença em um determinado grupo populacional.
III. Os indicadores de saúde reproduzem os resultados das intervenções em saúde. O monitoramento desses indicadores reflete a repercussão de políticas, programas, serviços e ações de saúde.

Quais estão corretas?
Qual das atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica é considerada a mais importante e tem como objetivos uniformizar condutas terapêuticas e reduzir o número de especialidades farmacêuticas?
Sobre Assistência Farmacêutica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A eficiência e qualidade do gerenciamento da Assistência Farmacêutica não dependem de fatores como estrutura, processo de trabalho, recursos humanos e utilização adequada dos medicamentos.
( ) Em maio de 2004, o Conselho Nacional de Saúde aprovou e publicou a RDC nº 338, que estabelece a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), definindo-a em caráter sistêmico e multidisciplinar.
( ) O elenco de medicamentos financiados pelos componentes da Assistência Farmacêutica é contemplado na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que compreende “a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A coluna da esquerda apresenta os tipos de sistemas de distribuição de medicamentos numa unidade hospitalar e a da direita, vantagens e desvantagens de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Sistema Coletivo

( ) Vantagens: Ausência de estoque periférico, maior devolução dos medicamentos não administrados à farmácia.

Desvantagens: Aumento de recursos humanos e infraestrutura da farmácia, investimento necessário no início do sistema.



2. Sistema Individualizado

( ) Vantagens: Estoques periféricos dos setores reduzidos, a medicação é separada para um período de 24 horas, a enfermagem separa com menos frequência os medicamentos.

Desvantagens: A enfermagem separa as dosagens por paciente gastando muito tempo com esse procedimento, ausência do controle efetivo do estoque e faturamento.



3. Sistema de Dose Unitária

( ) Vantagens: Fácil acesso aos medicamentos para uso imediato, poucas requisições à farmácia.

Desvantagens: Mais erros com medicação (doses, formas farmacêuticas, horários de administração), perdas econômicas devido à falta de controle de estoque; facilidade de desvio e/ou troca de medicamento de um paciente para outro.


( ) Vantagens: Não é necessário investimento inicial, recursos humanos e infraestrutura da farmácia reduzidos.

Desvantagens: O farmacêutico praticamente não participa da equipe de saúde, ocorrem mínimas atividades de devolução à farmácia.



Marque a sequência correta